Professores em greve acampam em frente ao Congresso paraguaio

Convocados pela Federação de Educadores do Paraguai e com o respaldo de outros sindicatos, professores em greve ocupam a praça em frente ao Congresso, desde a manhã desta terça-feira (27). Os manifestantes reclamam uma modificação na lei de aposentadoria e objetivam pressionar os deputados e senadores para que aprovem suas demandas na Câmara.

A decisão marca o fracasso da tentativa de negociação com a ministra da Educação, Marta Valiente, que ratificou que o governo precisa de fundos para satisfazer um incremento nas aposentadorias e, também, para pagar os salários dos professores que estão trabalhando sem receber.

O atraso no pagamento dos educadores acontece desde o governo de Federico Franco, quando as vagas públicas para docentes foram destinadas a ativistas políticos, segundo denúncia dos sindicatos.

A única solução oferecida aos professores, até agora, foi o aumento da contribuição dos fundos de previdência social. Mas a proposta foi recusada pelos sindicatos que afirmaram que o Ministério da Fazenda não entrega faz tempo a porcentagem dos salários que deveria ser destinada à atenção médica.

De acordo com a programação, a greve deve continuar até a próxima quinta-feira (29) e os docentes pretendem permanecer ocupando a praça em frente ao Congresso até esta data.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina