ONU pedirá explicações aos EUA sobre espionagem

O porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU), Farhan Haq ressaltou, nesta segunda-feira (26), em coletiva de imprensa, que a entidade planeja contatar os Estados Unidos a respeito da espionagem de suas comunicações internas. O porta-voz não citou expressamente o nome dos EUA, mas ressaltou estar ciente das informações e que a ONU tem a intenção de entrar em contato com as autoridades responsáveis.

Farhan Haq - ONU

Citando arquivos secretos divulgados pelo ex-contratado pelo serviço de inteligência norte-americana (a Agência Central de Inteligência, CIA, e a Agência Nacional de Segurança, NSA), Edward Snowden, a revista semanal alemã Der Spiegel informou que especialistas da NSA conseguiram entrar no sistema de videoconferência da ONU, no verão de 2012.

Farhan Haq indicou que a ONU está sob a proteção da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados e do Direito Internacional em geral. Ele apelou para que os Estados membros da entidade atuem conforme com as leis e defendam os interesses legais das delegações diplomáticas.

A comissária responsável pela área de justiça da Comissão Europeia, Viviane Reding, apontou que a discussão de estabelecer o Mercado Transatlântico será interrompida, caso exista a suspeita de espionagem norte-americana nas comunicações entre os representantes europeus.

O porta-voz das Relações Exteriores da Alemanha apontou que as negociações com os Estados Unidos sobre tratado de livre comércio devem ser interrompidas até que se elimine qualquer suspeita sobre a existência de espionagem.

Com informações da Rádio China Internacional