Maduro envia carta para Obama pedindo a paz na Síria

O presidente da Vanezuela, Nicolás Maduro, informou neste domingo (1º/8) que enviou uma carta ao mandatário dos Estados Unidos, Barack Obama, rejeitando a decisão de atacar a Síria. “Acabo de enviar uma carta de paz ao presidente Obama, em nome de nossa pátria e das vozes independentes que amam a humanidade. Paz, paz!” escreveu Maduro em sua conta em um microblog.

Maduro

Maduro anunciou no sábado passado, na Guiana, durante uma visita oficial, que escreveria a carta para expressar seus desejos de paz mundial.

No documento, publicado na íntegra pela Agência Venezuelana de Notícia (AVN), o mandatário da Venezuela afirma que é “inimigo da guerra” e chamou de “injusta, nefasta e aterradora” a possiblidade de uma intervenção militar contra o povo sírio.

“Essas linhas não têm outra intenção, presidente Obama, que a de acompanhar o clamor dos povos por um mundo em que a paz seja a forma cotidiana de nos entendermos entre irmãos e irmãs”, escreveu Maduro que citou também Simón Bolívar: “a paz será meu porto, minha glória, minha recompensa, minha esperança, a minha felicidade e tudo o que é precioso no mundo”.

Para Maduro, “tal intervenção militar (na Síria) seria desastrosa para toda a região”. Ele pede ao presidente estadunidense que “o povo sírio dirima por si mesmo seus conflitos sob o sagrado direito à livre determinação que investe todas as nações soberanas”.

Por fim, o mandatário venezuelano expressou a sua vontade: “eu aspiro e espero que o chamado que fiz nesta carta, senhor Presidente, não caia no vazio; eu aspiro e espero que o senhor retifique e proceda a deter a maquinaria bélica que já se pôs em marcha; eu aspiro e espero que o senhor faça cessar o tambor fúnebre da guerra sobre a Síria”.

Da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias