Diminuição de voos para interior do Amazonas preocupa senadora 

O anúncio feito pela empresa Azul Linhas Aéreas de que vai reduzir, a partir de 11 de setembro, os voos para as cidades de São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé, no Amazonas, provocou protestos da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
 

Segundo ela, a diminuição ou interrupção de voos para cidades do interior prejudica a economia local e põe em risco a vida dos que precisam de atendimento médico de urgência num grande centro, por exemplo. “Um percurso de três horas de São Gabriel da Cachoeira a Manaus via área é feito em 10 dias de barco”, alertou.

Segundo a senadora, a Azul justificou a medida dizendo que está acatando orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que faz uma série de restrições ao funcionamento de aeroportos regionais de cidades do interior, fato criticado pela parlamentar.

“A Anac exige de aeroporto em municípios longínquos e pequenos os mesmos itens para Guarulhos, em São Paulo. Em momento algum defendo que a agência abra mão de condições mínimas de segurança para os passageiros, mas é preciso adaptar essas condições a cada um dos municípios”, afirmou.

Para ela, a situação é agravada pelo fato de os aeroportos serem mantidos pelas prefeituras, sendo que muitas delas sequer têm recursos para pagar o 13º salário de seus servidores. “A bancada do Amazonas está atenta e trabalhando junto à Anac para que este problema seja resolvido o mais rápido possível”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado