EUA preparam ataque à Síria com bombardeiros de longo alcance

A Casa Branca pediu ao Pentágono que prepare uma extensa lista de possíveis alvos na Síria, incluídos aqueles que poderiam ser objeto de bombardeiros de longo alcance, revelou na sexta-feira (6) a NBC News, citando fontes do Exército dos Estados Unidos.

Segundo estas fontes, o uso de bombardeiros de longo alcance, como os modelos B-2 ou B-52, permitiria aos Estados Unidos danificar severamente o arsenal sírio. 

A notícia foi divulgada depois que o governo de Washington pôs sobre a mesa a opção de uma possível intervenção militar na Síria, “em resposta” ao suposto uso de armas químicas no país árabe em 21 de agosto passado.

Conforme a fonte, a equipe de segurança nacional do presidente estadunidense, Barack Obama, está preparando-se para um “ataque militar significativamente maior do que foi anteriormente informado”.

Anteriormente, os Estados Unidos tinham planejado levar a cabo um ataque com mísseis ‘Tomahawk’, lançados desde os navios localizados no Mar Mediterrâneo.

“Na campanha aérea, que se espera dure pelo menos dois dias, seguramente se realizará um bombardeio aéreo com mísseis e bombas de longo alcance disparados desde bombardeiros B-2 e B-52, que partirão desde os EUA”, segundo o informe.

Os bombardeiros modelo B-2 e B-52 estão equipados com mísseis ar-terra, e estão projetados para destruir objetivos tanto móveis como fixos. A principal vantagem deste tipo de bombardeiros é que permitem aos pilotos operar fora do raio letal da maioria dos sistemas de defesa aérea.

Hispan TV