Mulheres, sindicalistas e o desafio das lutas sociais

Nesta sexta-feira (6/9), na sede do Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel, da FETAG, em Porto Alegre, ocorreu encerramento do “I Curso de Formação de Lideranças para Mulheres”, que contou com a presença de mais 40 sindicalistas de várias regiões do Rio Grande do Sul. A iniciativa da CTB-RS é pioneira diante da insuficiente, porém crescente, participação política das mulheres nos espaços de poder.

Para a secretária do Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, o momento que o Brasil vivencia com as mobilizações populares levantando reivindicações envolvem toda a sociedade."Acredito que o maior desafio das trabalhadoras é o mesmo que se apresenta para a CTB enquanto entidade representativa do movimento classista: ser capaz de mobilizar e dirigir a classe trabalhadora em defesa de seus direitos e de reivindicações históricas, como a redução da jornada de trabalho, a redistribuição de renda e a adoção de um novo projeto de desenvolvimento nacional com valorização dos trabalhadores e trabalhadoras, as creches, a aplicação da Lei Maria da Penha".

Abgail ressalta ainda, que os desafios da atualidade são grandes, mas a história demonstra que as maiores conquistas ocorrem no calor das lutas sociais."Quando homens e mulheres lutam lado a lado por liberdade, democracia e condições dignas de vida e trabalho. Quando acreditam e afirmam ser possível construir um novo país, livre da miséria, mais justo e menos desigual. Só assim conseguiremos ampliar a correlação de forças da classe trabalhadora e garantir que ocorram mudanças profundas na estrutura política e econômica para que o Brasil avance e as conquistas não sofram retrocessos.

Compreender esse importante momento da vida nacional e conquistar corações e mentes das trabalhadoras para agigantar sua participação nessa luta é um desafio. Mas somos mulheres, e somos milhões. Tenho certeza que continuaremos a dar a nossa contribuição para o avanço da sociedade e mais passos rumo ao fim das desigualdades. Um grande abraço às companheiras e companheiros da CTB. Em outras frentes, continuamos a mesma luta!

Para o Vermelho, 
Priscila Rodrigues