Senado aprova indicação de Janot para assumir PGR

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (10) o nome de Rodrigo Janot Monteiro de Barros para procurador-geral da República. O nome do jurista foi aprovado por 60 votos a favor e 4 contra.

Janot

Janot passara por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde também teve o nome aprovado. Ele entra no lugar de Roberto Gurgel que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.

Janot encabeçava a lista tríplice apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República ao governo federal e foi indicado ao cargo pela presidente Dilma Rousseff.

Dilma seguiu tradição inaugurada no primeiro mandato de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao indicar Janot, que encabeçava a lista tríplice por ter sido o candidato mais votado na eleição interna dos procuradores.

Perfil

Rodrigo Janot Monteiro de Barro, 56 anos, atuava como subprocurador-geral desde 2003. Nascido em Belo Horizonte, onde se graduou em Direito, fez mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Atuou na área de Meio Ambiente e Direito do Consumidor, foi secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça em 1994 e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União entre 2006 e 2009.

Com agências