Senado vai debater exploração de minérios no Amazonas 

A exploração de minérios no Amazonas será tema de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente do Senado, nesta terça-feira (10). A comissão vai receber representantes do governo federal, do governo do Amazonas e de prefeituras da região para debater a exploração sustentável dos minérios e o fim dos garimpos clandestinos. 

O setor mineral é considerado umas das principais vocações da economia local, já que o solo amazônico é rico em minérios como tântalo, caulim, nióbio e silvinita. Nos últimos anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desativou dezenas de garimpos ilegais na região da Amazônia legal.

Promovida por iniciativa da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a audiência terá como convidados o superintendente adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), João Frederico Guimarães Cruz; o diretor de Geologia e Recursos Minerais da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais e Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Roberto Ventura Santos; e o secretário de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do estado do Amazonas, Daniel Borges Nava.

Também devem participar o deputado estadual Sinésio Campos, os prefeitos de Autazes e de Nova Olinda do Norte, além de representantes do Ibama e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS).

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado