Cebrapaz exige liberdade para os cinco heróis cubanos

Em 12 de setembro de 1998, Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando e René González foram presos nos Estados Unidos, acusados de conspiração e espionagem. “Os Cinco” – como são chamados em Cuba – eram agentes da Rede Vespa, um seleto grupo de infiltrados que combatia os atos terroristas das organizações anticastristas da Flórida.

Para exigir a revogação da prisão arbitrária dos patriotas cubanos, o mundo participa nesta quinta-feira (12) de uma Jornada Internacional pela Libertação dos Cinco e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz anuncia seu apoio à causa.

Leia na íntegra a nota do Cebrapaz:

Há exatos 15 anos, em 12/09/1998, os 5 herois cubanos que se encontravam nos Estados Unidos interceptando informações de células terroristas prestes a atacar seu país, foram presos sob a absurda acusação de conspiração e espionagem.

Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González foram então vítimas de um julgamento arbitrário, no qual um grande espetáculo midiático foi montado para punir exemplarmente aqueles que estavam a serviço de sua pátria.

Suas missões era desbaratar uma rede criminosa que, baseada nos Estados Unidos e com apoio do governo imperialista, cometiam atos terroristas contra a população cubana, com o único objetivo de desgastar a Revolução e desacreditar o sistema político do país.

Faziam isto explodindo hoteis, logradouros públicos e usando gazes tóxicos que destruíam plantações e matavam o gado, buscando impor o terror e o caos. Um exemplo destes atentados foi a explosão do avião turístico da Cubana Aviación em 1976, no qual 78 pessoas foram assassinadas por estes terroristas de Miami.

Os executores assumidos destes crimes, Posada Carrilles e Orlando Bosch, sempre contaram com a proteção dos Estados Unidos, onde se refugiaram e viveram em liberdade. Os 5 patriotas cubanos, estavam investigando esta rede terrorista buscando evitar mais crimes contra o seu povo e contra seu país. As sentenças proferidas contra eles foram absurdas: duas prisões perpétuas para uns e décadas de prisões para outros, numa grotesca demonstração de ódio e preconceito contra Cuba.

Cuba vive há décadas sob o mais violento bloqueio econômico imposto a um país. Tem parte de seu território ocupado pela prisão e base militar de Guantánamo, onde os Estados Unidos praticam os maiores crimes contra a humanidade. Assim, a prisão dos 5 heróis cubanos é mais um ato de agressão covarde do imperialismo contra cinco homens dignos e a uma nação que não se curva às imposições da força bruta do império.

Exigimos, portanto, que os Estados Unidos revoguem a prisão e devolva a liberdade aos quatro que ainda se encontram em suas masmorras. A luta pela liberdade destes que são exemplos de honradez ,tem mobilizado artistas, intelectuais, cientistas e lideranças de todo o mundo.

Passados quinze anos deste ato de vil covardia, é mais do que necessário que a justiça seja feita e que os EUA revoguem esta sentença arbitrária, devolvendo a liberdade àqueles que arriscaram a própria vida para salvar a de tantos outros patriotas.

Viva a Solidariedade entre os Povos!
Viva os cinco herois cubanos!
Liberdade Já!
 

Da redação do Vermelho