João Ananias destaca 45 anos das Cebes no Ceará

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou na Tribuna da Câmara nesta quarta-feira (11/09), os 45 anos da primeira reunião das Comunidades Eclesiais de Base (Cebes) no Ceará. O movimento, iniciado na comunidade de Paraíso, em Aratuba, no Maciço de Baturité, foi liderado pelos padres Moacir e José Maria Cavalcante.

“Dois Padres destemidos e comprometidos com a Teologia de Libertação estavam à frente da mobilização de trabalhadoras e trabalhadores do campo, em defesa de seus direitos e principalmente pela Reforma Agrária.”, ressaltou o parlamentar. João Ananias acrescentou ainda que os padres Moacir e José Maria são os bravos iniciadores de uma luta que frutificou na região e influenciou novos movimentos em outros municípios do Ceará. Para comemorar a data, no dia 8 de setembro foi realizada uma grande marcha que saiu de Aratuba, até o Sítio Paraíso, onde esse marcante período de nossa história começou.

Discurso na íntegra

Faço questão de destacar hoje da Tribuna da Câmara, o evento que comemorou 45 anos da primeira reunião das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS) no Ceará, iniciado na comunidade de Paraíso em Aratuba, no Maciço de Baturité.

Dois Padres destemidos e comprometidos com a Teologia de Libertação lideraram a mobilização de trabalhadoras e trabalhadores do campo, em defesa de seus direitos e principalmente pela Reforma Agrária.

Padre Moacir e Padre José Maria Cavalcante são os bravos iniciadores de uma luta que frutificou na região e influenciou novos movimentos em outros municípios do Ceará.

Vale salientar que foi uma época de muita repressão da ditadura brasileira e mesmo assim não se intimidaram, apesar das ameaças. Eles chamaram atenção da intelectualidade, de profissionais liberais, estudantes que enxergavam em Aratuba um novo foco libertário, com a participação direta da Igreja Progressista e de homens e mulheres do campo.

Inclusive esse movimento sempre contou com o apoio de D. Aloísio Lorscheider, Cardeal Arcebispo de Fortaleza à época. Aconteceu no domingo dia 8, uma grande marcha que saiu de Aratuba, até o Sítio Paraíso, onde esse marcante período de nossa história começou.

Tive a honra de participar a convite do Padre Moacir. Estava na celebração também o Padre Cláudio e o Prefeito Celso, de Canindé, além de muitas pessoas que acompanharam a marcha.

Senti a falta do meu orientador, Padre José Maria, ilustre conterrâneo de Santana do Acaraú, a quem devo pela ideia do Conselhão, iniciado na minha primeira gestão como Prefeito de Santana em 1989, ainda em pleno funcionamento. Foi, de fato o primeiro conselho popular com delegados eleitos pelo voto popular no Estado do Ceará.

As amplas liberdades que desfrutamos hoje foram construídas pela coragem de gente como eles, que com o compromisso e determinação enfrentaram, em plenos "anos de chumbo", um regime autoritário que tolhiu por muitos anos a liberdade de nosso povo. Lutaram por direitos fundamentais daquela gente, como o da terra, concentrada ainda hoje na mão de poucos. Não nego que fiquei emocionado ao abraçar o Padre Moacir e ao avistar a casa sede de onde partiram os primeiros gritos por liberdade e justiça social no Maciço de Baturité.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)