Lula Morais destaca ações da Secretaria de Saúde

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) fez um levantamento, nesta quarta-feira (11), durante o primeiro expediente da sessão plenária, das ações realizadas pela Secretaria de Saúde do Ceará durante a gestão do ex-secretário Arruda Bastos.

De acordo com o parlamentar, o governador Cid Gomes tinha como proposta a construção de dois grandes hospitais durante seu mandato, um no Cariri e outro na região Norte. “Mas, junto com o secretário e uma equipe de competentes e comprometidos técnicos, foi apresentada uma proposta mais ousada”, afirmou. 

Lula Morais citou a proposta de construção de 22 policlínicas, de centros especializados em odontologia e equipamentos que pudessem contribuir com a descentralização do atendimento de saúde no Ceará. “O governo foi convencido de que era uma empreitada boa e foi buscar recursos junto ao Banco Interamericano para que isso pudesse acontecer”, afirmou. O deputado lembrou ainda que outro hospital está sendo construído em Quixeramobim. “E haverá outra unidade na Região Metropolitana de Fortaleza, para completar toda a estrutura de urgência e emergência de alta complexidade no Estado”, declarou.

O parlamentar afirmou que tudo foi pilotado pelo ex-secretário Arruda Bastos, que deixou um legado no setor desenvolvido em parceria com o governador Cid Gomes, que foi sensível à importância do projeto. Lula lembrou que o Ceará passava por problemas, com uma lista de pessoas esperando pela realização de exames de DNA, e conseguiu sanar a questão, assim como diminuir a mortalidade infantil e ampliar a realização de transplantes.

Segundo o deputado, além a ampliação, foram também implantadas novas modalidades de transplantes no estado, como o de pulmão e medula óssea. Finalizando seu pronunciamento, ele disse esperar que os projetos iniciados por Arruda Bastos sejam continuados pelo novo secretário de saúde, Ciro Gomes. "Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda há projetos em andamento para a melhoria da saúde pública que devem prosseguir.", afirmou.

Áudio

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)