ONU divulga relatório sobre uso de armas químicas na Síria

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, recebeu neste domingo (15) o relatório das investigações acerca do suposto uso de armas químicas na Síria. Segundo a ONU, Ban apresentará na manhã desta segunda-feira (16) as conclusões do relatório ao Conselho de Segurança.

O documento foi entregue a Ban neste domingo pelo professor Ake Sellström, que liderou a missão da ONU na Síria. De acordo com a ONU, o secretário-geral se reunirá a portas fechadas com os membros do Conselho de Segurança na manhã de segunda-feira, quando apresentará as principais conclusões do documento. No início da tarde, Ban fará um pronunciamento à imprensa.

O relatório sobre a Síria se limitará a certificar – a partir da análise de amostras "biomédicas" e "ambientais" coletadas no terreno – se ocorreu uso de armas químicas na região de Quta Oriental, na periferia de Damasco, no dia 21 de agosto. No entanto, o documento não indicará quem pode ser o suposto responsável pelo ataque, já que não tem poder para isso.

Fonte: Portal Terra