Uruguai saúda tentativa de estabelecer paz na Síria

O governo uruguaio declarou, nesta terça-feira (17), sua confiança em que o governo sírio e a oposição armada declarem um cessar imediato da violência e afirmem seu compromisso para encontrar uma solução pacífica para o conflito do país.

O governo pediu que "seja autorizado o acesso irrestrito da ajuda humanitária em todo o território sírio, assegurando a proteção da população civil e os direitos das minorias religiosas".

Leia também:
China pede solução política à Síria e opõe-se às armas químicas
ONU: Maioria dos civis sírios foi morta em ataques convencionais
Ajuda humanitária da Alba para sírios chega ao Líbano

Depois de saudar o acordo em Genebra entre Estados Unidos e Rússia sobre armas químicas, a chancelaria uruguaia expressou seu desejo de que os membros do Conselho de Segurança da ONU assumam suas responsabilidades e consigam uma resolução que permita implementar este acordo.

“A aceitação por parte da Síria de submeter suas armas químicas ao controle internacional em vistas a sua eliminação definitiva, bem como sua decisão de aderir ao Convênio internacional que proíbe o uso de ditas armas, constituem passos positivos para uma solução pacífica do conflito”, apontou.

“Desta maneira, se abriria uma importante oportunidade para que as partes retomem as negociações de paz e avancem para uma solução política do conflito”, agregou o comunicado feito pela chancelaria.

O documento também apoia o esforço dos Estados Unidos e da Rússia na elaboração do projeto de decisão que será apresentado ao Conselho Executivo da Organização para a Proibição das Armas Químicas, nos termos estabelecidos no acordo.

Fonte: Prensa Latina