Sirenes soaram na China para lembrar invasão japonesa

Sirenes de defesa aérea tocaram na manhã de quarta-feira (18) na China para marcar o 82º aniversário da invasão japonesa.

O sinal começou a tocar às 9h18 e durou três minutos em Shenyang, capital da Província de Shenyang, nordeste da China, por onde o exército japonês iniciou a invasão.

Ao mesmo tempo, veículos em nove avenidas, 18 ruas e outras partes da cidade pararam e os motoristas apertaram a buzina.

Esta é a 18ª vez que a cidade soa sirenes e buzinas para lembrar as pessoas da humilhação nacional, como parte das atividades rotineiras que começaram em 1995.

Moradores se reuniram em frente ao "Museu Histórico 9.18" para participar de uma cerimônia em que foi tocado um sino para as pessoas não esquecerem o passado e ficarem alertas em tempos de paz.

Sirenes também soaram em outras 13 cidades na Província de Liaoning.

Na cidade de Hefei, leste, uma manobra da defesa aérea foi organizada entre os moradores locais depois das sirenes.

Em 18 de setembro de 1931, tropas japonesas detonaram uma parte da ferrovia sob seu controle perto de Shenyang e acusaram militares chineses de sabotagem, como pretexto para o ataque.

Os soldados japoneses atacaram quartéis chineses perto de Shenyang na mesma noite, iniciando a invasão armada de grande escala ao nordeste da China.

Após o ataque, o Japão começou a invasão em maior escala à China e ao restante da Ásia, o que marcou o início de uma guerra de resistência de 14 anos contra a agressão japonesa.

Fonte: Rádio Internacional da China