OMC aborda previsão de crescimento mundial e desenvolvimento

A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o comércio global crescerá apenas 2,5% em 2013, nível mais baixo do que a previsão feita pela entidade em abril. Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (19) pela OMC, a demanda de importação das economias em desenvolvimento tem aumentado, mas a velocidade é relativamente lenta em comparação com a previsão.

A OMC prevê que o comércio global em 2013 terá um aumento de 2,5%, enquanto o aumento na exportação dos países desenvolvidos e em desenvolvimento atingirá 1,5% e 3,6%, respectivamente.

O diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, afirmou numa declaração que "embora que os fatores macroeconômicos negativos sejam a razão pela qual o comércio global sofreu desaceleração, há sinais indicando que o protecionismo também esteja influenciando negativamente o crescimento comercial".

Azevêdo reiterou ainda que devido a fraca recuperação comercial nos últimos dois anos, é necessário promover mais negociações multilaterais para incentivar o crescimento.

Neste sentido, o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu-se nesta sexta-feira (20) na Casa Branca com o chanceler chinês, Wang Yi. No encontro, Biden disse acreditar que o desenvolvimento da China corresponde aos interesses de seu país e também de todo o mundo.

Segundo Biden, o sucesso da humanidade no século 21 depende, em certo grau, de como a China e os EUA tratam de suas relações bilaterais e de como os dois povos enfrentam conjuntamente os desafios globais.

Com informações da Radio China Internacional