Após desentendimento, EUA autoriza sobrevoo do avião de Maduro

Segundo informações publicadas pela agência Prensa Latina, um porta-voz do departamento de Estado dos Estados Unidos assegurou a permissão de sobrevoo do território porto-riquenho pela aeronave do presidente Venezuela, Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (20). No dia anterior, o mandatário havia denunciado o fechamento do espaço aéreo caribenho pelos EUA, o que o impediu de seguir viagem para a China. 

Maduro - Efe

De acordo com a agência Associated Press, a embaixada norte-americana em Caracas disse que a Venezuela requereu autorização diplomática para sobrevoar Porto Rico com pouco tempo de antecedência. O organismo informou ainda que esse tipo de permissão deve ser solicitada pelo menos três dias antes da viagem.


Leia também:

Venezuela denuncia EUA por recusar sobrevoo de Maduro
Morales quer boicotar Assembleia da ONU após veto a voo de Maduro


Os representantes dos Estados Unidos em Caracas também se justificaram dizendo que autorizações do tipo apenas são concedidas a aeronaves oficiais – o que não era o caso, pois o presidente Maduro voava em um avião da companhia aérea Cubana de Aviación. O uso da empresa pertencente ao governo de Havana faz parte de um acordo de cooperação entre os governos socialistas e até então jamais havia causado problemas diplomáticos – Hugo Chávez também realizava visitas presidenciais utilizando os serviços da companhia.

Em nota, comentada pela reportagem da Rede Brasil Atual, os Estados Unidos negaram que tenham impedido o presidente a cruzar os céus de seu protetorado caribenho, mas não comentaram outra denúncia feita publicamente por Maduro: a de que teriam negado visto de entrada para um dos membros da delegação venezuelana que estará em Nova York no final de setembro para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Neste fim de semana o mandatário venezuelano irá se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, para tratar da cooperação bilateral e o futuro das relações.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias