China elogia esforços da Síria para cumprir acordo

O governo chinês saudou nesta segunda-feira (23) a entrega, por parte da Síria, da informação sobre seu arsenal de armamentos químicos à organização apropriada das Nações Unidas e qualificou esse passo como outro ato positivo. 

Uma declaração sobre o tema divulgada pelo porta-voz da chancelaria, Hong Lei, apoia também o papel ativo desempenhado pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).

A Síria entregou, no sábado (21), à OPAQ uma declaração completa de seu estoque de armamentos químicos, dentro do prazo estabelecido em um acordo sobre o assunto entre os Estados Unidos e a Rússia para evitar um ataque militar contra esse estado do Oriente Médio.

Hong assegurou que a China está disposta a trabalhar em apoio a essa organização das Nações Unidas, inclusive com o envio de especialistas se for requerido, já que este país conta com profissionais qualificados, em particular inspetores desse tipo de armamento.

O acordo entre os Estados Unidos e a Rússia estabelece que o governo de Damasco deve permitir que a equipe de especialistas da ONU inspecione esse arsenal em novembro para que se proceda à sua posterior total destruição em meados de 2014.

Em novembro, a Síria ingressará oficialmente na OPAQ, um organismo da ONU sediado em Haia.

Prensa Latina