Estudantes representam PI no programa Parlamento Jovem 

Desta segunda-feira (23) até sexta-feira (27), eles participam de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. 

Estudante Myllena Santila - Estudante Myllena Santila (Foto:Elias Fontenele)
Ítalo Souto de Oliveira, da Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz, e Myllena Santila Rocha Santos Chaves, do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (CEMTI) João Henrique de Almeida Souza, são os dois adolescentes que irão representar o Piauí no programa Parlamento Jovem 2013. Ao todo, 78 jovens brasileiros foram escolhidos para conhecer de perto o trabalho dos deputados federais.

Desta segunda-feira (23) até sexta-feira (27), eles participam de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, onde atuarão como deputados federais. A simulação da rotina dos trabalhos legislativos pretende despertar os jovens parlamentares para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

Para conquistar uma das vagas do programa, Ítalo teve que elaborar um projeto de lei que apresentasse uma solução para qualquer problemática atual. O estudante então apresentou um projeto que dispõe sobre a obrigação do núcleo gestor das escolas públicas de educação básica de todo o país a implementar campanhas de conservação do patrimônio escolar na comunidade escolar a qual dirige.

Por outro lado, Myllena Santila explica sua proposta: “meu projeto fala sobre o incentivo às prefeituras, através do Fundo de Participação dos Municípios, a implantarem a obrigatoriedade do sistema de captação de água das chuvas em lotes impermeabilizados, que são aqueles que sofreram processo de asfaltamento, pavimentação e construção de edifícios”.

Antes de viajar para Brasília, Myllena revelou que está ansiosa pela semana de atividades extracurriculares. “Estou ansiosa para conhecer a Câmara dos Deputados, acredito que vou aprender muita coisa lá, porque de fora temos uma ideia da política, mas quando estamos lá, devemos voltar com outra mentalidade”, acredita.

Lucia Helena, mãe da Myllena Santila, e o diretor Gideão Santes( Foto: Elias Fontenele)Já a mãe da adolescente, Lúcia Helena, está bastante orgulhosa da filha e, apesar da distância, ela acredita que ela estará em boas mãos, até porque Myllena será acompanhada, durante toda a viagem, pelo diretor da escola em que estuda, o professor Gideão Santes. “Este é o segundo ano consecutivo que conseguimos levar um aluno da nossa escola para participar do programa. Esta é uma experiência única”, pondera o diretor.

O programa

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

A primeira edição do programa ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 690 jovens parlamentares estudantes do ensino médio. Desde 2011, além dos estudantes do terceiro ano, os do segundo ano também podem participar, além dos alunos que cursam o ensino técnico integrado ao ensino médio.

Durante o período da Legislatura prevista para os estudantes, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, na medida do possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

O número de representantes jovens por estado e pelo Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais.

 

Fonte: Governo do Estado