Encontro reúne prefeitos baianos em prol do trabalho decente

Na quarta e quinta-feira (25 e 26/9), Salvador sediará o Encontro de Gestores Públicos para Desenvolvimento de Agendas Municipais de Trabalho Decente, que contará com a presença de prefeitos baianos. Na ocasião, a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, fala sobre O Trabalho Decente como estratégia de desenvolvimento local com justiça social. O evento é promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho (Setre) em parceria com a OIT.

A abertura do encontro acontece às 9h do dia 25, no auditório da Universidade Corporativa do Serviço Público da Sefaz (UCS), localizada na avenida Barros Reis. Já no dia 26, os trabalhos acontecem nas instalações da Faced (Faculdade de Educação da UFBA), localizada no Vale da Canela.

A iniciativa será dividida em duas etapas. Após o ato de abertura, os prefeitos vão assinar um Termo de Cooperação com a Setre para o desenvolvimento de Agendas Municipais de Trabalho Decente. A programação segue no mesmo local, com palestras, mesas-redondas e debates.

No dia seguinte, haverá uma capacitação dos gestores, com a aplicação do Módulo de Treinamento por uma especialista da OIT. Em seguida, acontecerá uma oficina para a construção de Agendas Municipais ministrada pela equipe que coordena a Agenda Bahia do Trabalho Decente.

O Escritório da OIT no Brasil vai apresentar o Sistema de Indicadores de Trabalho Decente dos Municípios Brasileiros, a ser lançado, ainda este ano. O novo sistema servirá para identificação dos déficits de Trabalho Decente nos municípios e também para a elaboração de Agendas Municipais.

Convidados

Para este encontro, foram convidados os prefeitos eleitos, em 2012, que assinaram a Carta-Compromisso para a Promoção do Trabalho Decente, além de outros gestores que também demonstraram interesse nesta proposta durante o período eleitoral.

Ano passado, a Setre e a UPB (União dos Municípios da Bahia) firmaram um Protocolo de Intenções de Cooperação Técnica para apoiar o Compromisso pela Promoção do Trabalho Decente nos Municípios. A Carta-Compromisso com os prefeitos é fruto de uma iniciativa do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro