Baianas de acarajé retornarão à Arena Fonte Nova

Em encontro realizado na tarde desta quarta-feira (25/9), na Arena Fonte Nova, em Salvador, ficou definido a volta das baianas de acarajé ao estádio. 

A reunião contou com a presença da chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana; do presidente da Arena Fonte Nova, Marcos Lessa; da presidente da Associação Brasileira das Baianas de Acarajé, Rita Santos; do deputado estadual Bira Corôa e do representante do Instituto Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Antônio Roberto Pellegrino.

Na ocasião, ficou agendada uma reunião para a próxima quarta-feira (02/10), com o intuito de definir os ajustes para o retorno das baianas ao estádio, como local para a fritura do acarajé e a logística da venda, já que o tabuleiro vai ficar em um ponto diferente do local de fritura.

Para Olívia Santana, a volta das baianas ao estádio agrega valor ao equipamento. “As baianas de acarajé são um patrimônio cultural da nossa cidade e é uma obrigação do poder público valorizar este ofício. Afirmamos que, assim como foi feito o acordo que assegurou o trabalho das baianas na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014, precisamos que também seja assegurado o direito de as baianas trabalharem na Fonte Nova em todos os outros eventos esportivos”.

Marcos Lessa comprometeu-se com o volta das baianas ao estádio e que esse retorno seja feito de forma triunfal, com a primeira lavagem das escadarias da Arena Fonte Nova. “A baiana de acarajé faz parte do cenário da Fonte Nova, saímos dessa reunião com a esperança de que a gente volte a trabalhar neste estádio”, disse a representante das baianas, Rita Santos.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências