Manifestações na Espanha questionam o regime monárquico

A Coordenadora 25S, da Espanha, comemora um ano da convocatória para as manifestações “Rodeie o Congresso”, nesta quarta-feira (25), e convocou para sábado (28) um protesto contra a monarquia espanhola. Sob o slogan “Xeque ao Rei”, a coordenadora constituiu-se a partir da “Plataforma em pé”, para acolher assembleias e coletivos que queiram participar, de acordo com a sua página oficial, que contabiliza mais de 90 associações apoiantes.

25S Manifestações na Espanha - 25s

A manifestação da coordenadora acontecerá em Madri, capital espanhola, entre a Moncloa (sede do governo) e a Praça Oriente, onde está o Palácio Real, e em que será realizada uma concentração.

Em 25 de setembro de 2012, milhares de cidadãos espanhóis protagonizaram uma manifestação próxima ao Congresso, para protestar pelos recentes cortes sociais aprovados pelo governo. Desde então, varias outras manifestações foram organizadas para pedir a demissão do governo.

A nova convocatória tem lugar em meio a debates sobre a abdicação do monarca, o rei Juan Carlos de Bourbon, para ceder o posto ao príncipe Felipe, ou se deve continuar com suas funções, apesar de sofrer graves problemas de saúde.

Por outro lado, alguns partidos espanhóis, como a Esquerda Unida, vão além na proposta, e ultrapassando a abdicação do rei, pedem um referendo sobre a manutenção do regime monárquico na Espanha.

“O importante não é se o rei Juan Carlos, no poder desde 1975, abdique ante a piora da sua saúde, mas sim procurar saber se a sociedade espanhola é partidária da continuidade da monarquia”, declarou o coordenador geral da Esquerda Unida, Cayo Lara.

Entre as opiniões favoráveis à destituição da monarquia, expostas na página da Coordenadora 25S, Carlos Bardem, ator, roteirista e escritor, diz: “Sou republicano, não creio que algo justifique que uma pessoa e sua família estejam legalmente acima de todo o resto dos cidadãos. Ainda menos quando foi posto [no cargo] por um ditador fascista [o general Francisco Franco]. Além disso, é um obstáculo para o que seria um processo constituinte, na forma de Estado que a lógica histórica, e não os mitos franquistas, pedem para este país: uma República Federal”.

Com informações da HispanTV,
Da redação do Vermelho