Otimismo moderado entre lojistas

Os lojistas do Distrito Federal demonstram um otimismo moderado em relação ao desempenho das vendas no mês de outubro.

Pelo menos é o que revela o Índice de Confiança do Varejo (ICV-DF), lançado ontem pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista). O objetivo da pesquisa, inédita no DF, é fazer uma avaliação mensal da confiança dos empresários, considerando as percepções em relação às empresas e à economia local.

O estudo permitirá também traçar o comportamento das vendas de segmentos importantes do varejo, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, artigos esportivos, vestuário e informática, entre outros.

Setores

O primeiro levantamento do Sindivarejista apresentou um resultado de 59 pontos. Abaixo de 50 pontos, o índice indica que o varejo está pessimista em relação ao futuro. Segundo o ICV-DF, os setores mais confiantes são os de artigos esportivos e recreativos, com 70,31 pontos. Já o menos otimistas são os de joalheria e relógios, com 53,06 pontos.

O estudo ouviu 352 lojas entre os dias 2 e 13 de setembro, cerca de 1,5% do total do varejo. O presidente do Sindivarejista, Antonio Augusto de Moraes, explica que a pesquisa será de grande validade para o comércio.

“Ela será uma importante ferramenta para auxiliar a formulação de estratégia de empresas de varejo”, afirma o empresário.

No DF, são 30 mil lojas de rua e de shoppings onde trabalham mais de 100 mil empregados. Alexandre Ayres, diretor da Neocom Informação Aplicada, empresa responsável pelo levantamento, diz que dois motivos justificaram a criação do índice, que já existe a nível nacional.

“Primeiro, precisávamos ter uma análise mais adequada do segmento. Afinal, os demais índices que já tínhamos não contemplavam apenas o varejo. Outro ponto é demonstrar a expectativa de venda para o próximo mês e, assim, orientar os segmentos, além de revelar as intenções de investimento do lojista”, afirma.

Saiba Mais

Outra pesquisa, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), indica que as vendas no comércio do DF no período que antecede o Dia das Crianças, de 1º a 12 de outubro, devem crescer 4,5% em relação a 2012. Nos anos anteriores, as expansões no comércio brasiliense foram de 5% (2012), 6,5% (2011) e de 9% (2010).

Se as expectativas se confirmarem, será o menor resultado dos últimos três anos. “Neste ano, a causa é a alta do dólar que encarece os produtos”, explica o presidente da CDL-DF, Álvaro Silveira.

Jogos elevam as vendas de artigo esportivo

De acordo com o Sindivarejista, o segmento de artigos esportivos foi alavancado devido aos eventos que têm acontecido no Estádio Nacional de Brasília. “Percebe-se um aumento na cultura de compras de artigos esportivos relacionados aos eventos. Neste ano, tivemos a Copa das Confederações, além dos Jogos do Campeonato Brasileiro. Isto contribui e muito para as vendas deste setor. E a tendência de otimismo prossegue porque ainda temos a Copa do Mundo e as Olímpiadas em 2016”, lembra Antonio Augusto de Moraes.

Por conta disso, a loja de artigos esportivos Grandes Torcidas, na 308 Sul, comemora o crescimento do setor. Para se ter uma ideia, o estoque que havia sido comprado para a Copa das Confederações acabou em uma semana. O gerente Johnne Alves diz que a aquisição de material foi baseada nas vendas da Copa do Mundo de 2010. “Vimos que não foi o suficiente. Nas Confederações, as vendas e o movimento na loja aumentaram, em média, 40%. E para a Copa do Mundo, já triplicamos o número de encomendas”, comemora Alves.