Valença poderá ganhar campus da UFPI 

O Pró-Reitor de Administração da UFPI, Professor Edilberto Duarte Lopes, comprometeu-se a constituir a comissão da universidade que dará parecer sobre a viabilidade do pleito objeto da audiência pública. 

Osmar Júnior - Osmar Júnior (Foto: Jarbas)
A expansão universitária tem possibilitado o acesso de milhões de brasileiros nas universidades em todo o país. O Piauí já foi beneficiado com inúmeros cursos abertos, a criação do Campus Amilcar Ferreira Sobral em Floriano foi fruto da expansão.

Vendo a necessidade que se tem de universalizar a universidade, uma comissão de prefeitos no Território do Vale do Sambito, que engloba mais de 14 municípios, entre eles Valença, Inhuma, Lagoa do Sítio, Aroazes, Várzea Grande, Novo Oriente e Barra da Alcântara, tiveram uma reunião no último dia 21, com deputados e com o Pró-Reitor de Administração da UFPI, Professor Edilberto Duarte Lopes, na ocasião representando o Magnífico Reitor da UFPI, e comprometeu-se a constituir a comissão da universidade que dará parecer sobre a viabilidade do pleito objeto da audiência pública.

"A presença física da UFPI implicará mudanças significativas na vida social e econômica da região valenciana. Ampliará as oportunidades para a juventude alcançar a formação superior. Assentará bases mais sólidas para o desenvolvimento humano, regional e sustentável, cuja fonte principal é o conhecimento, e aumentará a força social na defesa de sua identidade cultural", ressaltou o Dep Osmar Júnior, no seu discurso em 24/10 na Câmara Federal.

A criação de mais um Campus da UFPI, em uma cidade estratégica como Valença, vem destacar o papel que a universidade tem no desenvolvimento social, cultural e científico nas regiões ao qual o centro de ensino abrange.