Organização popular faz congresso em defesa da Revolução cubana

Nesta quinta-feira (26), começa em Havana, Cuba, a realização dos Comitês de Defesa da Revolução (CDR), a maior organização de massas do país, que realiza seu 8º Congresso no Palácio de Convenções de Havana.

CDRs surgiram a partir de uma proposta de Fidel Castro, quando a ilha sofria com os ataques terroristas dos EUA contra a Cuba

Delegados de todo o país se reunirão para discutir a adaptação do funcionamento da organização diante dos processos de atualização do modelo socioeconômico da ilha e outros fenômenos presentes na sociedade cubana.


Leia também:

Bloqueio dos EUA a Cuba recebe novas condenações na ONU
50 verdades sobre a Revolução Cubana
Fidel Castro: Lembranças inesquecíveis

Carlos Rafael Miranda, coordenador nacional, disse à televisão local que o combate às indisciplinas sociais e às ilegalidades estão entre os objetivos permanentes dos CDR, que são estruturados em nível de quadra e é integrado por vizinhos.

Ele disse que, entre algumas das propostas são para manter os cargos de presidente, organizador e chefe de economia e de serviços, e expandir as funções de acompanhamento para reforçar o trabalho ideológico e a prevenção de crimes.

Propôs também a criação de uma nova secretaria para o esporte, cultura e lazer, a fim de estimular o desenvolvimento de atividades que contribuem para a formação e recuperação de valores e atitudes cívicas na população.

A nomeação do CDR, como são chamados aqui para os membros da organização, foi precedida por um grande processo de montagem, que analisou o trabalho feito e são propostas para fortalecer os níveis de gestão.

A conferência termina em 28 de setembro, no aniversário de 53 anos de sua fundação, que será comemorado com uma festa popular.

Os CDRs surgiram a partir de uma proposta do líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro, quando a ilha sofria com os ataques terroristas e outros atos de agressão promovidos pelos Estados Unidos contra a Cuba.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Portal Vermelho