Raúl Castro assiste foro da maior organização de massas de Cuba

O presidente cubano, Raúl Castro, compareceu nesta sexta-feira (27) à segunda jornada do 8º Congresso dos Comitês de Defesa da Revolução (CDR), com sede no Palácio de Convenções, em Havana. Os CDR foram fundados em 28 de setembro de 1960, por Fidel Castro, e constituem a maior organização de massas de Cuba.

Raúl Castro

Antes do foro, todos os comitês da ilha, formados por 8 milhões de cubanos, participaram de um processo de assembleias onde se discutiu e analisou o trabalho realizado na áreas de manutenção de edifícios, limpeza de ruas, separação de resíduos para reciclagem, ativação de mecanismos para a economia energética, a patrulha noturna, entre outros temas. Além disso, os CDR também desempenham tarefas de vigilância coletiva contra a ingerência externa e os atos de desestabilização do sistema político cubano.

A estrutura dos comitês é centralizada, cada quarteirão tem seu próprio CDR e, os presidentes de cada CDR, de cada quarteirão foram o CDR do bairro e assim por diante, com a zona, a província e o nacional.

Na abertura do congresso dos comitês nesta quinta-feira (26) foram abordados temas de funcionamento interno da organização e um projeto de estatuto, mas também se discutiu a prevenção do delito e as ilegalidades dos bairros.

No encontro, que se conclui amanhã, participam cerca de 500 pessoas, entre delegados e convidados, assim como delegações de dezenas de países. Além de Raúl Castro, o vice-presidente cubano, José Ramon Machado Ventura, também esteve presente.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina