Em evento André Machado assina filiação no PCdoB

 O PCdoB formalizou o ato de filiação do jornalista André Machado ao partido, em evento realizado hoje (27) no Chalé da Praça XV, em Porto Alegre, com a presença de diversas lideranças e várias dezenas de dirigentes e militantes.

discurso andre machado - Marcelo Oliveira da Silva

Com 17 anos de trabalho dedicados ao jornalismo, André Machado despediu-se na quarta-feira da Rádio Gaúcha, onde apresentava há oito anos o programa Gaúcha Atualidade, dedicado à política nacional e regional.

O deputado estadual Raul Carrion conduziu a conversa, lembrando momentos da vida do novo companheiro e a herança política deixada por seu pai, o falecido jornalista Dilamar Machado, que atuou na política como vereador, deputado estadual e secretário do governo do Estado. A deputada federal, Manuela D'Avila, ressaltou o desejo de André de mudar o país: “Como André, eu também segui o jornalismo, imaginando que o caminho para mudar as coisas era contar às pessoas o que acontecia. Depois percebi que tinha mais chance de promover a mudança na política. Fico contente de ter conhecido o André e ver nele esse mesmo desejo, de mudar e de seguir esse caminho, e mais feliz por ele ter aceitado o nosso convite, do PCdoB, um partido inequivocamente comprometido com a justiça social.”

Após assinar sua ficha de filiação e receber os abraços e boas-vindas do deputado federal Assis Melo, dos secretários de Estado do Turismo, Abgail Pereira, e do Meio-Ambiente, Neio Lúcio, dos vereadores Jussara Cony e João Derly e do presidente municipal da legenda, Adalberto Frasson, André falou da influência do pai e de seus colegas, que em razão da ditadura não podiam assumir sua verdadeira paixão política.

“Eu era menino e já participava daquelas reuniões. Lembro de vários companheiros dele, que muitos de vocês conheceram bem melhor, que precisavam se esconder da perseguição política, do autoritarismo e da violência de Estado. Muitos faleceram, mas nos deixaram essa chama, esse desejo de igualdade e fraternidade, que hoje nos une e nos torna mais fortes, mais decididos. Venho para me somar ao PCdoB nessa tarefa de levar justiça social a todos os brasileiros”, disse o jornalista. Agradeceu a deputada Manuela D'Avila “pelo convite, pela confiança e pelo apoio nessa decisão de mostrar que a política pode ter tempos melhores”.

Machado deve ser apresentado à militância partidária na Conferência Estadual do partido — ao lado de outras novas lideranças recém chegadas ao PCdoB. O evento será nos dias 12 e 13 de outubro no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS.

De Porto Alegre

Marcelo Oliveira da Silva