EUA insistem em manter tropas no Afeganistão permanentemente

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (Pentágono) busca alcançar um acordo com o governo do Afeganistão “antes do final de outubro” para permanecer no país, segundo declarações do secretário de Defesa norte-americano Chuck Hagel, durante a sua visita à Coreia do Sul.

Manifestações Afeganistão - HispanTV

Embora o presidente Barack Obama tenha se comprometido com a retirada completa das tropas estadunidenses do Afeganistão em 2014, após 13 anos desde a invasão do país, autoridades norte-americanas insistem nas negociações com o governo afegão para a sua permanência.

“Espero que alcancemos este acordo antes do fim de outubro, porque, basicamente, não podemos avançar sem ele”, disse o secretário de Defesa Cuck Hagel, durante um encontro com soldados estadunidenses no campo de tiro de Potcheon, a 30 quilômetros da fronteira entre as duas Coreias, onde os Estados Unidos também mantêm uma contínua e massiva presença militar.

Leia também:
Drone dos EUA mata mais cinco civis no Afeganistão
Afeganistão é maior produtor de ópio e heroína do mundo
Talibã ataca base militar dos Estados Unidos no Afeganistão
Afeganistão e EUA concordam sobre bases militares permanentes

O chefe do Pentágono declarou que os EUA trabalham com o governo do presidente afegão Hamid Karzai para a assinatura de um “convênio bilateral completo de segurança”. “Uma vez conseguido, podemos e vamos seguir adiante. Isso é muito importante”, disse Hagel.

Diplomatas estadunidenses também têm enfatizado o interesse e a percepção do seu país de que a presenta militar norte-americana no país centro-asiático é vital para o Afeganistão e para os EUA.

Recentemente, a Casa Branca informou que prevê a retirada da maior parte dos seus 57 mil efetivos do Afeganistão antes do fim de 2014, mas planeja manter uma força reduzida de 10 mil efetivos no país, com a autorização do governo afegão.

Em maio os governos dos EUA e do Afeganistão tinham anunciado um acordo que previa a manutenção de bases militares estadunidenses permanentes no país. Por outro lado, o presidente Karzai afirmou, no começo de setembro, que não tem “pressa” em finalizar as negociações neste sentido, sobretudo pela crescente tensão causada pelo uso de aviões não tripulados (drones) pelos EUA, contra a vontade do governo afegão, em ataques que têm matado inúmeros civis no país.

A transferência de funções de segurança das tropas estadunidenses para as afegãs vem sendo feita gradualmente, mas Washington argumenta que a permanência de seus efetivos no território afegão sustentará a erradicação da violência no país asiático.

Entretanto, depois da invasão dos EUA, em 2001, sob o pretexto de combater o terrorismo no país, a instabilidade e a insegurança aumentaram consideravelmente, de acordo com diversos relatórios internacionais.

Com HispanTV,
Da redação do Vermelho