Trabalhadores fazem pré-acordo com o governo da Colômbia

Os mineiros do departamento (equivalente a estado) colombiano de Cesar chegaram a um entendimento com o governo neste domingo (29) para instalar mesas de trabalho que permitam solucionar a crise.

Em uma declaração pública, o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos assegurou que o Governo trabalhará para buscar incentivos para o setor. As partes assinaram três acordos para discutir com o Executivo os temas trabalhistas, de terras, dos direitos humanos e da fiscalização das operações nas minas.

No dia 31 de agosto, após dois meses de greve, foram assinados os primeiros acordos que permitiram levantar a paralisação. Mas na última sexta-feira (27), trabalhadores do setor retornaram às estradas em protesto contra a mineração em grande escala.

Os pequenos mineiros de ouro, carvão, sal e areia tentam, há mais de um ano, sobreviver ao plano "locomotora mineira", impulsionado pelo Estado, que concede todas as facilidades às empresas multinacionais para a exploração de seus solos.

A vice-ministra de Minas e Energia, Natalia Gutiérrez, sustentou que se realizarão mesas permanentes de trabalho, pois a mineração é um tema social. “Trabalharemos juntos aos pequenos mineiros em um cronograma de fiscalização”, disse ela.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina