Maduro destaca importância histórica do Plano da Pátria

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, destacou que em cada uma das letras que dão forma ao Plano da Pátria 2013-2019, vive e viverá o líder da Revolução Bolivariana, Hugo Chávez, falecido em 5 de março passado.

Através de sua conta na rede social Twitter, o chefe de Estado divulgou a carta que entregou nesta segunda-feira (30) ao presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, junto com o referido Plano, que deve ser discutido no Parlamento venezuelano para sua aprovação como Lei da República.

"Missão cumprida, comandante (Chávez)!", expressou na rede social o mandatário, que exporá e defenderá o Plano, que deve ser aprovado como programa de governo, uma vez que a Assembleia Nacional solicite sua presença na sede do Poder Legislativo, em Caracas.

Na carta entregue a Cabello, Maduro destaca que o Plano da Pátria contém "o fruto maduro" do pensamento do líder máximo do processo bolivariano, assim como sua dedicação à construção de uma nação livre, soberana e independente.

Da mesma forma como ocorreu com nossa Constituição Bolivariana, o Plano da Pátria é um genuíno marco histórico: é o roteiro do caminho venezuelano ao socialismo, considerou Maduro em sua carta ao chefe do Parlamento.

Não tenho dúvida de que sua transparência e sua vigência vão prolongar-se no tempo. Poucos documentos em nossa história política são tão redondos, tão transbordantes de ideias, agregou Maduro na carta.

Se bem que a República foi refundada através da Constituição Bolivariana, no Plano de Pátria palpita o afiançamento e o aprofundamento de nosso destino socialista e democrático, afirmou Maduro.

O fiel e rigoroso cumprimento deste Plano é um caminho que nos conduzirá, nas palavras do comandante, a ultrapassar barreiras, tornando irreversível a via venezuelana para o socialismo, afirmou o chefe de Estado.

No documento, Maduro recorda os cinco objetivos históricos do Plano: preservar a independência nacional; seguir construindo o modelo socialista do século 21; transformar a Venezuela em uma potência; construir um mundo multicêntrico e pluripolar; e salvar a vida no planeta e a sobrevivência da humanidade.

O Plano da Pátria 2013-2019, foi desenhado e entregue pelo comandante Chávez em 11 de junho de 2012 perante o Conselho Nacional Eleitoral, quando ele registrou sua candidatura presidencial para as eleições de 7 de outubro.

Este documento, que se tornou uma referência ideológica da Revolução Bolivariana, apresenta as linhas do governo socialista, agora dirigido por Maduro, e foi levado a todas as comunidades para que o povo venezuelano conhecesse, discutisse e desse suas contribuições ao Plano.

Prensa Latina