Hugo Chávez está vivo: Governo acusa oposição de manipular áudio 

As supostas tentativas da direita venezuelana de manipular e difundir um áudio, no qual o ex-presidente Hugo Chávez diz que está vivo e sequestrado, estão sendo fortemente rejeitadas pela população e pelo governo do país. Segundo a agência de notícias Prensa Latina, a gravação que imita a voz do comandante bolivariano seria uma montagem da oposição.  

Presidente da Venezuela recorda triunfo de Hugo Chávez - Reuters

Dirigentes políticos da revolução, analistas e comunicadores afirmam que tal áudio não é nada além de uma fraude que objetiva debilitar o processo de transformação na Venezuela. O vice-presidente para Área Social, Héctor Rodríguez, declarou nesta segunda-feira (30), durante uma entrevista para a televisão pública, que rechaça o vídeo difundido pelas redes sociais. Ele qualificou o material como “método de guerra psicológica”.

Rodríguez sustenta que isso é parte de uma estratégia que também inclui a guerra econômica – o governo venezuelano atribui à oposição as atividades especulativas para gerar desabastecimento. “Fazer uma revolução não vai ser fácil, vão no golpear com baixezas como estas”, advertiu.

Ainda de acordo com a Prensa Latina, a acusação de manipular os pronunciamentos de Chávez aponta para Juan José Rendón, que estaria imitando a voz do comandante. O atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se referiu a Rendón como “mal nascido” e em um pronunciamento transmitido em rede nacional, o mandatário repudiou a gravação: “É um desrespeito à memória de Chávez”.

“Essa gente não tem limite ético e moral, não tem escrúpulos”, declarou Maduro no sábado (28).

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina