90% das agências de bancos fechadas

Os bancários do Distrito Federal não têm previsão para voltar ao trabalho. E, segundo o sindicato da categoria, 90% das agências estão fechadas e com todos os serviços paralisados. Nem o sindicato nem os bancos, contudo, informam quais unidades estão funcionando mesmo com a paralisação.

Os únicos serviços que não estão afetados são os prestados por funcionários terceirizados, o internet banking e o telefone. Alguns estabelecimentos credenciados, como lotéricas e Banco Postal, também realizam transações simples. Casos como renegociação de empréstimo e recebimento de cartões, porém, só poderão ser resolvidos com o fim da greve.

Os bancários pedem aumento de 11,93% mais a reposição da inflação. A categoria reclama que os bancos se recusam a negociar. Por outro lado, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que propôs, em 6 de setembro, reajuste de 6,1%, mas que os bancários não aceitaram o reajuste nem apresentaram novas propostas.

Para os clientes do Banco do Brasil, a situação pode piorar nos próximos dias. Servidores da BB Tecnologia aprovaram indicativo de greve para paralisar os serviços no próximo dia 7. Caso a ameaça se concretize, correntistas do BB poderão ficar até sem o internet banking.

Correios

Enquanto os bancários não têm data para voltar ao trabalho, nos Correios 84% dos funcionários do DF já retornaram aos postos. A greve durou cerca de duas semanas. A categoria conseguiu reajuste real de 1,7% mais reposição da inflação de 6,27%.