Correa se reúne com Morales para falar de integração regional

Nesta quinta-feira (3), o presidente da Bolívia, Evo Morales, recebeu seu homólogo equatoriano, Rafael Correa, na cidade de Cochabamba, onde discutiram vários temas de interesse comum. Durante o encontro  a portas fechadas nas instalações do Gran Hotel Cochabamba, os mandatários abordaram assuntos relacionados ao comércio, imigração e a colaboração em ciência e educação.

Evo Morales e Rafael Correa

O chanceler boliviano, David Choquehuanca, indicou que Morales e Correa, além de discutirem as estratégias para consolidar os mecanismos de integração regional, analisaram temas da atualidade internacional.

Da mesma forma, comissões encabeçadas por ministros e outros funcionários
de ambas as nações revisam, em cinco mesas de trabalho, os movimentos sociais, a tecnologia, o desenvolvimento produtivo e as relações exteriores.

Segundo Choquehuanca, o encontro busca debater políticas econômicas e produtivas e a integração da América Latina, além de buscar mecanismos para ampliar o mercado dos produtos de exportação do país andino.

O presidente da Venezuela, que tinha previsto se reunir com seus pares sul-americanos foi obrigado a suspender sua visita por uma recomendação médica em decorrência de uma gripe.

La Paz, Quito e Caracas são, junto a Managua e Habana, fortes aliados políticos econômicos. Também são personagens fundamentais da Aliança Bolivariana das Américas (Alba), que mantém uma política anti-imperialista.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV