Evaldo Lima destaca programação do mês da criança e do idoso

No tempo da Liderança do Governo na sessão ordinária da última quinta-feira (03/10), o vereador do PCdoB, Evaldo Lima, destacou as ações da Prefeitura de Fortaleza para o mês de outubro. “Este mês é marcado pelo Dia das Crianças e Dia do Idoso e a Prefeitura de Fortaleza fez uma pesquisa importante sobre os preços dos brinquedos e promove uma série de ações sociais para a dignidade dos idosos”, diz.e

Ao se aproximar o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza) fez uma pesquisa de preços que apontou que um mesmo produto pode variar até 64,62% de uma loja para outra. “O intuito foi verificar se os estabelecimentos estariam praticando o aumento dos preços em virtude da proximidade com a data comercial do 12 de outubro. O mais assustador é que entre a primeira e a segunda fase da sondagem houve aumento nos valores de 25% dos dez itens pesquisados”, destacou Evaldo.

O estudo do Procon Fortaleza, através do Núcleo de Educação do Consumidor, pesquisou um total de 40 brinquedos, em 16 lojas e em dois períodos: 22/08 a 12/09 e 19/09 a 27/09. “Um dos instrumentos que o consumidor tem é o da escolha. Não existe tabelamento de preços, até porque o mercado é livre. Mas, o que não pode acontecer é o abuso do poder econômico próximo a datas comerciais. É importante não comprometer o orçamento familiar futuro”, reforçou o vereador.

Outubro também é o mês dos idosos

Como parte da programação dos idosos, a Prefeitura de Fortaleza busca alertar quanto à necessidade de fazer valer a lei que garante benefícios aos homens e mulheres da chamada “melhor idade”. “Entre as atividades previstas estão palestras, oficinas, passeios culturais, apresentações de esquetes, exposições dialogadas e ações educativas de sensibilização sobre os direitos dos idosos em cruzamentos da cidade”, diz Evaldo. O contexto dessas ações deve-se ao Dia Internacional do Idoso, criado pela ONU e celebrado no dia 1º de outubro.

Segundo explicou Evaldo, “a data foi criada pela Organização das Nações Unidas com objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa”. E para reforçar esse propósito, a Prefeitura de Fortaleza iniciou na última quarta-feira (2) uma extensão programação promovida pela Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (Setra), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além dos idosos inseridos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, as ações comunitárias envolverão a participação da comunidade em geral do Conjunto Esperança, Castelão, Quintino Cunha, João Paulo II, Mondubim, Serviluz, Mucuripe, Couto Fernandes e Vila União, além dos bairros adjacentes. “A programação nos CRAS tem também o propósito de informar a comunidade sobre o seu papel cidadão no reconhecimento do idoso enquanto sujeito de direitos e membro atuante nos processos sociais”, concluiu o vereador.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)