Inaugurada Procuradoria Especial da Mulher no Senado 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) inaugurou a Procuradoria da Mulher no Senado, nesta quarta-feira (2), destacando que a Procuradoria institucionaliza luta por direitos da mulher. A Procuradoria foi instituída por sugestão da senadora e encampada pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) durante sua campanha para a presidência do Senado. 

Além do espaço físico no Anexo 2 do Senado Federal, a Procuradoria Especial da Mulher também lançou uma página na internet. Vanessa disse que a proposta é garantir a defesa dos direitos da mulher, ampliar a participação feminina nos trabalhos da Casa e também receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação.

A Procuradoria pretende trabalhar em duas frentes – junto à sociedade e na administração do Senado vai colaborar com a implantação de políticas públicas federais de promoção da igualdade de gênero e também receber, analisar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e de discriminação; e, na outra frente, junto ao Congresso Nacional, vai incentivar o envolvimento das parlamentares no processo legislativo.

Vanessa Grazziotin destacou que o Senado sempre participou da luta pelos direitos das mulheres, mas faltava um órgão específico na estrutura da Casa. “O Parlamento sempre esteve envolvido nessa luta mas não tínhamos até hoje essa institucionalização. Não dispúnhamos até hoje de um órgão que pudesse também colaborar mais efetivamente com essa luta”, disse ela.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que a Casa já aprovou neste ano uma série de projetos importantes para a defesa dos direitos das mulheres. Para ele, a Procuradoria vai ajudar a avançar na pauta legislativa para promover a igualdade de gênero.

“É fundamental somarmos esforços na superação da desigualdade. As mulheres já consagram muitos avanços no Brasil, mas outros ainda, como todos sabem, precisam ser realizados e a Procuradoria tem um papel importantíssimo a cumprir”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Rádio Senado