Senado anuncia homenageadas de 2014 do Diploma Bertha Lutz 

A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Alves Miranda Arantes, será uma das cinco homenageadas em 2014 com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A premiação do Senado, que está em sua 13ª edição, homenageia mulheres que atuam na defesa de causas femininas e em questões de gênero. A premiação é entregue todo ano, durante as atividades do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

As outras quatro mulheres que serão agraciadas com o diploma em março do ano que vem são Cristina Maria Buarque, militante do movimento feminista e secretária da Mulher do governo de Pernambuco; Magnólia de Souza Monteiro Rocha, presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer; Maria José Rocha (Zezé Rocha), ex-deputada estadual da Bahia, e Maria Lygia Maynard Garcez Silva, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe.

Bertha Lutz é reconhecida como a principal líder na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras. Foi uma das responsáveis pela conquista do voto feminino. Nasceu em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1894, e faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de setembro de 1976, aos 82 anos.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado