Japão e EUA preparam armas contra supostas ameaças regionais

O Japão e os Estados Unidos concordaram nesta quinta-feira (3), em Washington, em reforçar a cooperação militar diante de supostas "ameaças" regionais, durante um encontro bilateral entre seus respectivos chefes da diplomacia e da defesa.

Representada por John Kerry e Charles Hagel, a Casa Branca ofereceu a Tóquio a instalação de um segundo radar de defesa contra mísseis balísticos e o envio de dois ou três aviões teleguiados de observação Global Hawk.

Enquanto isso, a contraparte japonesa, com Fumio Kishida e Itsunori Onodera, conseguiu do Pentágono a saída, após 2020, de cinco mil soldados estadunidenses da ilha de Okinawa, no sul.

Também foi acertado que o Japão aumentará sua participação em setores como o espaço e o ciberespaço. "A aliança (com o Japão) é um elemento vital de nossas estratégias de segurança nacional", indicou o secretário de Estado, John Kerry.

Os Estados Unidos também cumprimentou o processo acometido pelo Japão de revisar a política de segurança nacional que inclui uma possível reinterpretação da Carta Magna, isto é, variar a atual concepção de autodefesa nas forças armadas.

Por sua vez, o ministro japonês de Defesa, Itsunori Onodera, referiu-se "às diversas ameaças da Coreia do Norte" e ao fato de que "países da Ásia têm relações tensas com a China, sobretudo relativo às questões marítimas".

Fonte: Prensa Latina