PCdoB-RN elege nova direção e quer ser alternativa para 2014

Concorrendo com a comemoração dos 25 anos da promulgação da Constituição Federal, o conjunto da militância do PCdoB vivenciou neste sábado (5) o ápice da democracia partidária, debatendo as grandes questões nacionais e internacionais, as teses do 13º Congresso e o fortalecimento da sigla no Estado do Rio Grande do Norte.


Mesa Diretora dos trabalhos
 
Como acontece a cada dois anos, os comunistas avaliaram o balanço das conferências municipais, o trabalho desenvolvido pela direção atual e os desafios a serem enfrentados pela próxima gestão.

Durante dois dias, cerca de 100 delegados eleitos durante as 42 conferências municipais puderam participar dos debates sobre as teses e o programa do Partido, fazer um balanço da gestão anterior, discutir o projeto eleitoral para 2014, além de eleger o Comitê Estadual e os delegados que irão participar do 13º Congresso Nacional do PCdoB, que acontece no próximo mês em São Paulo.

 
 
Leia também: 
Ato Político abre Conferência e reúne lideranças de Partidos
 
Para o PCdoB, a Conferência Estadual é uma oportunidade para que o Partido atualize sua linha política, faça um balanço de sua atuação e renove suas direções em todos os níveis, mas também um momento importante para se debruçar na construção de um projeto político eleitoral forte.

O segundo dia de debate foi aberto com a instalação da mesa diretora, a apresentação do regimento interno da 14ª Conferência Estadual, a composição das Comissões de Resolução e Eleitoral, e a exposição dos critérios para proposição da nominata para a gestão do comitê estadual no próximo biênio.

Foi aprovada por aclamação uma direção composta por 43 militantes, que e mescla quadros já experimentados por longos anos de militância e novos quadros. Compõem o novo comitê, jovens, sindicalistas, líderes comunitários, gestores públicos, assessores parlamentares e militantes dos movimentos sociais. A presença mínima de 30% de mulheres foi respeitada.

Apresentação das Teses

Com a realização de um ato político na abertura da Conferência, a apresentação das teses foi realizada no sábado. O membro do Comitê Central do Partido, André Tokarski, destacou o cenário político em que acontece o 13º Congresso do Partido, e ressaltou a importância estratégica das eleições de 2014 e da atuação do Partido nacionalmente, dando destaque às conquistas obtidas pelo campo da esquerda.

 

André Tokarski apresenta as teses do Partido
 
O dirigente apontou para necessidade de se avançar no processo de transformação do país e pontuou que as reformas propostas pelo Comitê Central são importantes para aglutinar e impulsionar um forte movimento de massas por mudanças maiores na sociedade.

“Temos um projeto para o Brasil, exaustivamente debatido no último Congresso do PCdoB e apontado como caminho para estas transformações. E é, a partir deste referencial, que realizamos um balanço positivo dos governos de Lula e Dilma, mas também assinalamos as insuficiências”, destacou.

André chamou atenção, ainda, para necessidade de se efetivar a democratização da comunicação, tendo em vista o papel que a grande mídia tem desempenhado. Para o dirigente, hoje os veículos de comunicação “denunciam, julgam e fazem cumprir a sentença”.

Balanço político do biênio 2012/2013

O presidente estadual, Antenor Roberto, fez a apresentação do balanço político da direção estadual cessante. O dirigente avaliou a estratégia utilizada nas eleições municipais de 2012, quando o Partido se deslocou de uma tática defensiva para uma ofensiva política, elegendo pela primeira vez no Estado um prefeito, no município de Apodi.

Analisando o quadro político do Rio Grande do Norte, Antenor apresentou brevemente um panorama eleitoral para 2014, e apontou para necessidade em se construir uma ampla e forte coalizão de forças progressistas que faça frente ao conservadorismo e recoloque o Estado no ciclo do desenvolvimento vivido pelo país nos últimos dez anos.

Para Antenor, a nova direção deverá perseguir “a ampliação e formatação orgânica do Partido, assentados em comitês estáveis política e ideologicamente, à luz dos rumos traçados no 13º Congresso, de forma a empreender maior capilaridade na sociedade e alcançar sucesso nas batalhas que se avizinham”.

Debate pelo plenário

O Encontro foi marcado pela ampla participação dos delegados, que em suas diversas intervenções, ressaltaram a importância de avançar no fortalecimento e crescimento da sigla e de impulsionar as mudanças que o Estado necessita.

O PCdoB vem fazendo um importante esforço de renovação de cultura política e superação de dogmatismos, mas muito do que se alcançou ainda não está suficientemente conhecido por setores avançados, sendo imprescindível a apresentação e debate das propostas e pensamentos do Partido com a sociedade.

Ao final das discussões, a mesa diretora colou para apreciação do plenário a proposta de emenda ao balanço feita pelo vereador George Câmara, recepcionada pela Comissão de Resoluções, sendo aprovada por aclamação.

 
Vereador George Cãmara apresenta proposta de Resolução
 
A Resolução conclama as forças progressistas, que se aglutinam em torno do PCdoB, PT, PDT, PSB e seus aliados, “a juntas somarem esforços no sentido de apresentarem candidaturas majoritárias para o Governo, vice e Senado, oferecendo alternativa concreta ao povo potiguar para recolocar o Rio Grande do Norte com os avanços que se operam no Brasil, sob a direção dos presidentes Lula e Dilma”. Ao fim, o Partido se dispõe a apresentar nomes de suas fileiras para a chapa majoritária.

Emoção

A Conferência foi marcada, também, por fortes emoções. Em meio aos debates, o dirigente Divanilton Pereira fez uma análise do quadro político nacional em suas diferentes realidades, fazendo um contraponto com a posição do PCdoB, “um só Partido, coeso, capacitado e influente”, e se despediu da militância norte-rio-grandense.

Eleito secretário de relações internacionais da CTB, Divanilton atuará em São Paulo. “Assim, quero agradecer a minha escola regional do PCdoB, por me esculpir e oferecer as condições para ampliação de minhas tarefas partidárias”, pontuou, fazendo referência aos nomes dos militantes históricos Glênio Sá, Alírio Guerra e Anchieta Lopes.

 

Divanilton Pereira
 
Nova direção

Ao final dos debates, os delegados elegeram a nova direção partidária para o próximo biênio e os delegados ao 13º Congresso Nacional do PCdoB, marcado para acontecer entre os dias 14 e 16 de novembro, em São Paulo.

 
 
Foram eleitos 43 membros para a direção estadual, com a recondução de Antenor Roberto à presidência do Partido no RN, a escolha do nome de Fábio Dantas para ocupar a vice-presidência, e a eleição de Antônio Crives (Fô) para a tesouraria. O novo comitê dirigente foi renovado pela participação expressiva de militantes da juventude, mulheres e dos movimentos sociais.

Em uma breve saudação, o vice-presidente estadual da sigla, Fábio Dantas, agradeceu a confiança depositada pela militância em seu nome e reafirmou a disposição em contribuir com o protagonismo que o PCdoB está sendo chamado a desempenhar nas eleições de 2014, bem como no fortalecimento da vida orgânica e política do Partido.

 

Fábio Dantas reafirma compromisso com fortalecimento do PCdoB
 
Presidente eleito

Reconduzido à presidência, Antenor Roberto avaliou como vitoriosa a realização da etapa estadual das Conferências, sustentado pelo espírito militante do Partido e pela incorporação, ao longo do processo conferencista, de lideranças políticas e dos movimentos sociais, a exemplo do deputado estadual Fábio Dantas.

 

Antenor Roberto é reconduzido à presidência
 
“Assim, a condução de Fábio à vice-presidência da sigla, representa a materialização da ampliação que o PCdoB está experimentando”, destacou.

O dirigente falou, ainda, sobre os desafios da nova direção e do conjunto da militância. “Conseguimos um equilíbrio, respeitando os comitês municipais e a nova realidade partidária. O novo comitê estadual surge com a expectativa de ser um núcleo com o espírito de pertencimento ao partido. E, temos também de ser um partido de direitos e deveres, com a consciência da necessidade da contribuição e da carteira de militante, que dão o caráter da nossa organização, que é programático, de ideias e de luta", apontou.

De Natal, Jana Sá