Ato Político abre Conferência e reúne lideranças de Partidos

 

Em concorrido ato político nesta sexta (04), o PCdoB-RN abriu sua 14ª Conferência Estadual. Representantes de partidos políticos aliados, lideranças de movimentos sociais, sindicalistas, juventude e amigos somaram-se aos delegados na solenidade de lançamento estadual das teses do PCdoB, realizada no auditório do IFRN, campus Cidade Alta.

Além do presidente estadual do PCdoB, Antenor Roberto, e da vice, Fátima Viana, a mesa de abertura contou com a presença do membro do Comitê Central do Partido, André Tokarski, do deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB), da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, representando o PSB na solenidade, do vereador Hugo Manso, representante do PT, do presidente do diretório municipal do PDT, Kleber Fernandes, do prefeito do município de Apodi, Flaviano Monteiro (PCdoB), do presidente do comitê municipal de Natal, o vereador George Câmara (PCdoB), do dirigente estadual da CTB, Moacir Soares, e do presidente da UJS Potiguar, Wangle Alves.

O ato político foi marcado pela reafirmação das bandeiras comunistas e da necessidade de fortalecer a sigla e impulsionar a retomada do desenvolvimento no Rio Grande do Norte.

Crescimento partidário e o projeto eleitoral de 2014

Para o vereador George Câmara, o objetivo de todo o processo congressista foi atualizar a análise da realidade e, dessa leitura, tirar orientações do Partido para a conjuntura. "A conferência estadual deverá cumprir seu papel, projetando a atuação para 2014 e cuidando do Partido, que é o exército que vai enfrentar a batalha. Três pontos fundamentais deverão ser abordados: a análise da realidade, o projeto para 2014 e o crescimento do partido."
 

Apostando no crescimento partidário, na força dos movimentos sociais, e no diálogo com as forças do campo progressista, comunistas do RN reafirmam a necessidade de um projeto que faça frente ao conservadorismo e recoloque o Estado no ciclo do desenvolvimento vivido pelo país desde a eleição do presidente Lula.

“Que esse encontro seja uma contribuição nesse sentido. O PCdoB precisa adquirir nova forma política-eleitoral capaz de impulsionar as políticas e mudanças que o Brasil necessita”, pontuou a vice-presidente do PCdoB, Fátima Viana.

O Partido, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, quer impulsionar as transformações que o Estado necessita levando em conta a nova realidade no país, de maior soberania, democratização e conquistas sociais. A expectativa é construir um grande movimento para fazer uma bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa e elevar o nome do Partido junto ao povo do Rio Grande do Norte.

“Estamos trabalhando para construir uma nominata vigorosa para deputado estadual, que possa eleger pelo menos dois ou três representantes à Assembleia Legislativa, trabalhando fortemente os ideais que guiam o PCdoB”, destacou o deputado estadual do PCdoB, Fábio Dantas.

A tônica dos discursos de Fátima Viana e Fábio Dantas foi seguida pelos representantes da juventude e dos trabalhadores, que ressaltaram a necessidade de se discutir o crescimento eleitoral do Partido com uma agenda de estruturação. “O PCdoB tem muito a contribuir com o debate para 2014”, afirmou o presidente estadual da UJS, Wangle Alves. Para os comunistas, o Partido mais antigo no país é também o mais jovem em suas ideias e programa. “Vamos procurar ampliar as discussões com a sociedade, apresentando nossos pensamentos e propostas, para que possamos construir efetivamente um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social no Estado”, ressaltou o presidente estadual da CTB, Moacir Soares.

O PCdoB avalia que construir a política do partido e organizar sua militância é uma contribuição democrática de ordem geral para a sociedade brasileira, não serve apenas aos comunistas, mas infere influência em campo mais largo e deve se beneficiar da contribuição que podem dar a ele forças avançadas e de esquerda.

Coalizão das forças progressistas

Os representantes dos Partidos aliados ressaltaram a importância em se construir uma ampla coalizão de forças progressistas capaz de derrotar as forças conservadoras no Estado, lideradas pelo DEM. “Esperamos realizar uma discussão ampla, clara e transparente, capaz de trazer mais progresso ao Rio Grande do Norte”, afirmou a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB).
 

Já o vereador Hugo Manso (PT) confirmou que a estratégia do Partido dos Trabalhadores para as eleições de 2014 terá como prioridade as alianças nacionais. Em sua fala aos comunistas, destacou “a necessidade de sintonizar o projeto nacional com projeto local”.

Humanização de Apodi

A saudação do prefeito de Apodi foi mais abrangente. Flaviano deu uma aula de gestão pública democrática, destacando as marcas que vem buscando imprimir à gestão do primeiro município do Estado administrado pelo PCdoB: desenvolvimento, participação popular e a humanização da cidade.
 

O prefeito falou das dificuldades enfrentadas nos dois primeiros meses de gestão, salientou os projetos já implementados e avaliou a realização do processo congressual. “As conferências vêm fortalecer o Partido, que tem uma identificação, ao longo da sua história, com a luta social, que é o foco da nossa gestão. Precisamos fortalecer as instâncias partidárias, para que estas nos ajudem a construir nosso mandando, construir a luta pelo desenvolvimento e humanização do município de Apodi”.

Cenário Nacional

O membro do Comitê Central do Partido, André Tokarski, destacou o cenário político em que acontecerá o 13º Congresso do Partido, e ressaltou a importância estratégica das eleições de 2014 e da atuação do Partido nacionalmente, dando destaque às conquistas obtidas pelo campo da esquerda.

“Os comunistas consideram que o Brasil precisa seguir determinado no sentido de avançar ainda mais nas mudanças de modo a impulsionar um desenvolvimento consistente e sustentável, capaz de gerar bem estar para o conjunto da população”, defendeu.
 

O dirigente comunista fez uma exposição sobre o quadro político nacional e destacou a importância da construção das condições que permitam a conquista de um significativo crescimento do Partido no Estado, destacando a necessidade do fortalecimento dos movimentos sociais.

Novas filiações

No encerramento do ato, o presidente estadual da sigla, Antenor Roberto, destacou a ampla filiação de novas lideranças representativas da sociedade durante o processo conferencista e a importância destas incorporações na busca em reforçar o projeto político e eleitoral do PCdoB.
 

Analisando o quadro político do Rio Grande do Norte, Antenor apresentou brevemente um panorama político-eleitoral para 2014 e fez uma avaliação do papel do PCdoB no novo jogo político no Estado, destacando a necessidade em centralizar a ação do partido em bases democráticas e atualizar a proposta para intervenção política do Partido para atuar de modo mais consciente nas eleições de 2014.

“A nova direção nascerá, assim, com a responsabilidade de discutir o projeto político eleitoral para 2014”, apontou ao lembrar que a conferência prossegue até sábado (05), quando será eleita a nova direção estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte.

Durante dois dias, a Conferência Estadual do PCdoB-RN promoverá o debate das diretrizes políticas do partido, o projeto eleitoral de 2014, além da escolha dos delegados que representarão o estado no 13º Congresso do PCdoB, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de novembro.

De Natal, Jana Sá