Conferências municipais reuniram mais de 6 mil filiados no Ceará

Encerrado o prazo para a realização das Conferências Municipais que antecedem ao 13º Congresso do PCdoB, o Ceará mobilizou mais de 6 mil filiados de todas as regiões do Estado.

Em entrevista ao Vermelho-CE, Abel Rodrigues, secretário de estadual de Organização do PCdoB-CE, enalteceu o processo democrático de debate no Partido. “Realizamos 116 Conferências Municipais. Consideramos este processo rico, com participação ímpar do nosso coletivo partidário, sempre debatendo, estudando, opinando e construindo coletivamente o PCdoB. O Congresso não é realizado apenas pra cumprir o estatuto, mas representa o ápice da democracia cotidiana do Partido”, afirmou.

Realizado a cada quatro anos, os congressos têm a importância de ser a expressão maior da democracia que rege a vida do Partido. “Este é o momento em que o coletivo partidário é chamado a construir a linha política do PCdoB. Ele representa o revolvimento, o despertar, a força transformadora da militância que acelera o ciclo de crescimento que estamos vivendo”.

Conferência Estadual em números

Dos 6 mil filiados que participaram das 116 Conferências Municipais no Ceará, foram escolhidos 390 delegados que representarão seus municípios no encontro estadual do Partido. Além deles, membros do Comitê Estadual e convidados também participarão da plenária final no Ceará, que acontecerá nos dias 12 e 13 de outubro, em Fortaleza, e deverá reunir cerca de 450 pessoas. “São dirigentes, quadros, lideranças e amigos que aprofundarão os debates sobre o futuro do país e do PCdoB no Ceará”, acrescentou Rodrigues.

Além das teses para debate, a 16ª Conferência do PCdoB realizará um balanço da atual direção do Partido e elegerá os 63 membros do novo Comitê Estadual e da delegação cearense que irá representar o estado no 13º Congresso do Partido.

Sobre o 13º Congresso

O Partido vem discutindo as teses propostas pelo Comitê Central que irão nortear os debates do 13º Congresso desde julho, através de assembleias de base e das Conferências Municipais. “Este clima de debate é fundamental por se tratar da expressão maior da democracia que rege a vida do Partido. É durante os debates que o coletivo partidário é chamado a construir a linha política do PCdoB”, reforçou o dirigente comunista.

As teses propostas para o Congresso do PCdoB foram divididas em duas partes: o balanço dos dez anos dos governos progressistas de Lula e Dilma, das perspectivas para o Brasil e do crescimento do PCdoB neste período; e ainda sobre a crise na estrutura do capitalismo no mundo em transição e da nova luta pelo socialismo.

Mais

No processo de Congresso, primeiro são realizadas assembleias de base, seguidas pelas conferências municipais, onde são escolhidos os delegados que participam da conferência estadual que, por sua vez, elegerá delegados que participarão da plenária final do Congresso.

A Conferência Estadual será nos dias 12 e 13 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Já a plenária final do 13o Congresso do PCdoB acontecerá entre os dias 13 e 16 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.

De Fortaleza,
Carolina Campos