Proposta de Inácio Arruda: Congresso homenageia Petrobras

A Petrobras, que completou 60 anos dia 3 último, foi homenageada em sessão do Congresso Nacional, no Plenário do Senado, nesta segunda-feira (07/10). A homenagem foi proposta pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e pelo deputado federal Luiz Alberto (PT-BA). A empresa foi fundada com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União.

A criação da Petrobras resultou da campanha popular que começou em 1946, com o histórico slogan “O petróleo é nosso”. Hoje, a Petrobras é responsável pela produção de 2,1 milhões de barris de derivados de petróleo por dia.

“Estejamos sempre vigilantes em torno da Petrobras! Sempre existiram e existirão investidas para incompatibilizá-la com a opinião pública, a fim de possibilitar às empresas estrangeiras colocarem as mãos em nosso petróleo”, afirmou o senador Inácio.

Para ele, “a história da Petrobras é uma saga de lutas e vitórias. Sua participação na vida nacional vai além de um empreendimento econômico, patrocinando atividades sociais, culturais e esportivas, assistenciais, de preservação do meio ambiente, de afirmação da própria brasilidade. Reverenciamos os visionários que a idealizaram, os abnegados trabalhadores que a construíram e, fundamentalmente, o povo brasileiro, que nunca recuou na defesa da mais importante das nossas empresas públicas. Ao longo desses 60 anos, mesmo enfrentando inúmeras tentativas de sabotagem e desmonte de sua estrutura, a Petrobras soube corresponder aos anseios do povo brasileiro, constituindo-se, hoje, em uma das maiores empresas do mundo em sua área, e uma das grandes armas de que dispomos em nossa luta contra o subdesenvolvimento e a dependência externa. As recentes descobertas, que continuam em andamento, dos grandes campos do pré-sal abrem perspectivas ainda mais promissoras não só para a empresa, mas para toda a nação. Parabéns, Petrobras; parabéns, brasileiros!”

A sessão do Congresso foi aberta pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e da presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, entre outras autoridades. A presidenta da República, Dilma Rousseff, encaminhou mensagem de congratulação ao Congresso Nacional e citou a importância da ação do senador Inácio Arruda. Leia a seguir a íntegra da mensagem:

“É com entusiasmo que saúdo esta sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 60 anos da Petrobras. Este é um justo reconhecimento da Casa do Povo à companhia que ajudou a mudar o Brasil para melhor.

A história da economia brasileira pode ser dividida entre antes e depois da Petrobras. Foi a coragem política, a inovação tecnológica e a competência profissional da Petrobras que transformaram o Brasil em um dos grandes países produtores de óleo no mundo. Hoje, são 2 milhões de barris por dia. Mas este é só o começo. Com o Pré-Sal, a Petrobras irá chegar a 4,2 milhões de barris de petróleo por dia em 2020. Já a capacidade de refino irá crescer de 2 milhões de barris para 3 milhões. É um salto gigantesco para qualquer companhia. Menos para a Petrobras.

Porque a Petrobras carrega o Brasil em seu DNA. Com a liderança da Petrobras, o campo de Libra, que iremos licitar no dia 21 de outubro, dará partida a uma profunda mudança no Brasil.

Apenas com a exploração de Libra, poderemos arrecadar, nos próximos 35 anos, entre R$300 bilhões e R$700 bilhões no Fundo Social. Isto significa mais recursos para saúde e educação, mais capacitação tecnológica, mais emprego, mais geração de riqueza e divisas para todo o País. Mais desenvolvimento para o Brasil.

A iniciativa do Senador Inácio Arruda, com o apoio do Deputado Luiz Alberto, de homenagear a Petrobras nesta data especial é, por tudo que esta empresa representa para o nosso País, extremamente louvável.

Parabéns à Petrobras e a seus funcionários e colaboradores pela história de sucesso construída nestes 60 anos.

Estes foram apenas os primeiros 60 anos da Petrobras como eixo do desenvolvimento do Brasil. Que venham muitas outras décadas desta extraordinária parceria entre a Petrobras e o povo brasileiro”.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)