Proposta de Inácio: Congresso comemora 60 anos da Petrobras

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) destacou, em pronunciamento, o aniversário de fundação da Petrobras. A data, comemorada, na última quinta-feira (03/10), será celebrada pelo Congresso Nacional na manhã desta segunda-feira (07), no Plenário do Senado. A Sessão Especial foi proposta pelo senador Inácio Arruda e pelo deputado Luiz Alberto e contará com a presença da presidenta da Petrobras, Graça Foster.

“A Petrobras é um dos grandes símbolos da nossa soberania, produto de um processo histórico que envolveu o enfrentamento entre os que queriam um país soberano e independente e os que defendiam que o petróleo brasileiro fosse explorado pelos trustes internacionais. Sua criação e manutenção nestes 60 anos é uma história de descobertas que enriqueceram o país e motivaram o orgulho de seu povo, e de investidas para debilitá-la, desacreditá-la, privatizá-la”, argumentou o senador.

Inácio ressaltou ainda a importância econômica da empresa para o País, com a descoberta do Pré-sal e o desejo de outros países nas descobertas e ações da instituição. “Os ataques externos, constantes e permanentes, ficaram evidenciados nas recentes denúncias de espionagem por parte dos Estados Unidos. A cada 72 horas o governo americano recebe um relatório de atualização de informações sobre a Petrobras e as repassa para empresas de petróleo norte-americanas”, afirmou.

Criada em 1953, a instalação da Petrobras foi concluída em 54, ao herdar do Conselho Nacional do petróleo duas refinarias, a de Mataripe (BA) e a de Cubatão (SP). Neste ano, o petróleo e seus derivados já representam 54% do consumo de energia no país. A produção de petróleo no pré-sal, iniciada em 2009, atualmente, conta com 17 poços produzindo 311 mil barris por dia. Até 2017, a empresa produzirá mais de 1 milhão de barris de petróleo por dia, só no pré-sal. Até 2020, a produção de barris passará dos atuais 2,2 milhões diários para 5,7 milhões.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)