CTB reforça luta pelo Marco Civil da Internet

Tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2.126/2011, do Marco Civil da Internet, cujo conteúdo é importante para a sociedade brasileira. A matéria prevê liberdades civis na rede mundial de computadores, além de garantir princípios como a privacidade, a neutralidade e a preservação de direitos constitucionais.

Nesta terça-feira (08/10), em reunião no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, a CTB entrou definitivamente na luta pela aprovação do Marco Civil da Internet e convoca a militância participar ativamente dessa batalha. Para a secretária de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, é imprescindível a participação de todo o movimento sindical nesta luta.

“Enquanto movimentos sociais, temos que impedir que prevaleçam os interesses das grandes empresas de telecomunicações. É nossa obrigação ir às ruas impedir que qualquer tipo de censura à internet seja aprovado pelo Congresso Nacional”, afirmou a dirigente.

Segundo Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé, a votação do PL está prevista para até o dia 28 de outubro. Se não for votado, tranca a pauta do Congresso. “Temos que nos mobilizar totalmente nesta reta final”, diz o ativista. Para pressionar, está marcado um ato para a próxima quarta (16/10), em frente à sede da Vivo-Telefônica, em São Paulo. Outra ação é a circulação do manifesto em defesa do Marco Civil, elaborado pelas entidades que lutam pela democracia na rede.

A CTB orienta que os dirigentes sindicais ergam esta bandeira e assinem o abaixo-assinado, que exige a garantia de três direitos fundamentais: a privacidade do usuário, a neutralidade da rede e a liberdade de expressão.

De Salvador,
Maiana Brito, com informações do Portal CTB