Câmara de Salvador adere à campanha de combate ao câncer de mama

O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o segundo tipo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele, e o quarto que mais mata. Em apoio ao movimento mundial, conhecido como Outubro Rosa, a Câmara Municipal de Salvador promoveu uma sessão especial nesta sexta-feira (11), no Plenário Cosme de Farias. A atividade foi presidida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB).

De acordo com a vereadora Aladilce Souza, o movimento Outubro Rosa vem crescendo a cada dia e incentiva o diagnóstico precoce do câncer de mama nas mulheres em todo o mundo. “Este câncer é um grave problema de saúde pública em diversos países, inclusive no Brasil, onde ocorrem a cada ano cerca de 50 mil novos casos, com 11 mil mortes”. A ouvidora ressaltou a necessidade do cumprimento da Lei Federal n° 12.732/12, sancionada no começo desse ano, que determina o direito de pacientes serem submetidos ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em um prazo máximo de 60 dias após o diagnóstico.

Presente à sessão, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) parabenizou a iniciativa. “A história da mulher permeia circunstâncias de perdas de direitos e luta constante por sua defesa. Essa sessão está além da política e orienta a sociedade feminina no conhecimento do seu corpo”.

Durante a sessão foram feitas apresentações artísticas e lançado o livro Câncer não é uma sentença. É apenas uma palavra, de Sandra de Andrade, que venceu o câncer e hoje realiza palestras de incentivo à campanha contra a doença.

Também participaram da sessão a representante da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Cristina Fonseca; a enfermeira da saúde da mulher, Julita Joventina; a representante da União Brasileira da Mulher, Rosa de Souza; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Luísa Castro, e líderes de associações de mulheres de bairros da capital baiana.

De Salvador,
Maiana Brito, com ascom Câmara