Corrida da Mulher em Brasília comemora "Outubro Rosa" 

 A "Corrida da Mulher" foi lançada, nesta quinta-feira (17), pelo Governo do Distrito Federal (GDF), com a participação de mulheres que foram vítimas do câncer de mama e conseguiram combater a doença. O evento integra a programação do "Outubro Rosa", mobilização mundial de sensibilização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, segunda principal causa de mortes de mulheres no planeta.

Na cerimônia também foi inaugurado o projeto "Mulheres que cuidam de mulheres", da Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), que doou 15 procedimentos de pigmentação da auréola para pacientes mastectomizadas. Elas fizeram a cirurgia no SUS e foram selecionadas pela Secretaria de Saúde do DF. O procedimento é garantido pela Lei Distrital nº 4.761/12 e custa, em média, R$1.400.

O evento reuniu o ministro do Esporte, Aldo Rebelo; a secretária da Mulher no DF, Olgamir Amancia; e o secretário-adjunto de Esporte, Célio Rene, que destacaram, em seus discursos, a importância de eventos que deem visibilidade à discussão da necessidade de prevenção do câncer de mama.

Também participou da solenidade a ex-corredora Carmem de Oliveira, primeira brasileira a vencer a prova feminina da Corrida de São Silvestre, recordista sul-americana da maratona e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, e de Atlanta, em 1996.

A "Corrida da Mulher", uma iniciativa que une esporte e solidariedade, terá uma página oficial na internet, onde os interessados poderão se inscrever no evento, previsto para o dia 27, a partir das 9 horas, no Eixão do Lazer.

Serão abertas mil vagas gratuitas, sendo 500 reservadas para o sexo feminino, e os participantes terão direito a camiseta, garrafinha d'água e medalha para as provas, com percursos de 5km e de 10km.

A organização vai receber doação de alimentos não perecíveis e kits higiênicos, como sabonete e escova de dentes, para serem entregue à Casa Abrigo, que atende mulheres vítimas de violência.

No DF, o "Outubro Rosa" é uma realização das secretarias da Mulher, de Saúde, de Cultura, de Esporte e de Publicidade Institucional; da Coordenadoria das Cidades e da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Da Redação em Brasília
Com informações do GDF