Conferência Estadual do PCdoB-TO será realizada no domingo

O Partido Comunista do Brasil no estado do Tocantins irá realizar neste domingo,13, sua Conferência Estadual. O evento é parte do 13° Congresso Nacional do PCdoB. Em todo o Brasil milhares de comunistas e amigos do Partido discutiram as Teses do Congresso, todo o processo terá a Plenária Final em novembro em São Paulo. As teses divididas em duas temáticas foram amplamente debatidas em Plenárias de Base, Conferências Municipais e Estaduais. A primeira parte faz um balanço do legado da última década no Brasil e a segunda parte trata da analise da crise conjuntural do capitalismo. Foram feitas observações aos textos através da Tribuna de Debates e de emendas aprovadas nos eventos do Congresso.

No Tocantins cerca de quatrocentos militantes participaram das atividades dos Comitês Municipais. O destaque fica pelo trabalho desenvolvido pelo coletivo partidário da Conferência Municipal de Palmas que pela primeira vez fez a apresentação e debate das Teses do Congresso em Plenárias de Base, 5 Organizações de Base por local de moradia foram fundadas e 3 Plenárias por atuação no movimento social (UBM, UNEGRO e UJS) foram realizadas durante o processo do qual mais de duzentos filiados participaram. A iniciativa a principio se mostrou audaciosa tendo em vista os problemas internos do Partido no primeiro semestre, contudo, o desenvolvimento da agenda demonstrou o acerto da proposta. Cerca de 20 delegados representando outros 15 municípios onde houveram Conferências Municipais também participam do evento.

A Conferência Estadual será realizada no Memorial à Coluna Prestes no domingo de 9 h às 18 h, terá o acompanhamento de Divanilton Pereira, do Comitê Central e também do PCdoB no Rio de Janeiro que fará a apresentação das Teses do 13° Congresso.

Participam da Conferência delegados eleitos nos Municipios e nas Plenárias de Base em Palmas com direito a voz e voto. Todos os demais participantes filiados ao Partido tem direito a usar a palavra e ser votado.

PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL
PCdoB – TOCANTINS

A Conferência acontecerá no Memorial à Coluna Prestes na Praça dos Girassóis em Palmas das 9 às 18 horas. A programação aprovada na última reunião da Comissão Política Estadual é a seguinte:

• De 8h as 12h – credenciamento de delegados e delegadas
• De 9h as 9:30h: Abertura
a) – Proposta de Regimento Interno
b) – Proposta de comissão de sistematização, composta por 3 (três) membros;
c) – Proposta de comissão eleitoral, composta por 3 (três) membros;
d) – Proposta de mesa diretora composta por 3 (três) membros;
• Das 9:30h as 10:10 – Apresentação das Teses Nacionais – Divanilton Pereira – Comitê Central
• 10:20h – Análise de Conjuntura Estadual – Adriano Lima e Emival Dalat – Comitê Estadual
• 11h – Ato Político
• 12h – Almoço
• 14h – Debate e Aprovação dos Documentos Nacionais – Participantes e Delegados (as)
• 15h – Apresentação do Balanço das atividades do Comitê cessante – Davis Miranda, Walter Balestra ou Adriano Lima
• 15:30h – Intervenções dos delegados
• 16h – Intervalo
• 16:15h – Apresentação e discussão da proposta de Comitê Estadual biênio 2013-2015
• 16:45h – Abertura do processo de eleição do Comitê Estadual
• 18h – Proclamação do resultado e posse do novo Comitê Estadual.