Foro empresarial cubano-brasileiro discute investimentos 

Depois de várias sessões de negócios, terminou nesta sexta (11), em Havana, capital de Cuba, um encontro empresarial cubano-brasileiro no setor açucareiro, do qual participaram representantes de 17 companhias brasileiras e diretores e especialistas do grupo Azcuba.

O objetivo do evento é aumentar a produção açucareira do engenho cinco de Setembro – situado na região central da ilha – com a participação de equipes e tecnologias brasileiras para tornar essa fábrica mais competitiva, disse Flavio Castelar, da organização Apla.

Em virtude de um contrato de administração conjunta, apoiado pela Companhia de Obras e Infraestrutura (COI), está previsto um aumento da capacidade produtiva dessa central até um máximo de 140 mil toneladas métricas.

O projeto prevê um investimento de mais de 200 milhões de dólares, segundo informaram Wolney Longhini e Hello Rubens de Toledo, diretor de contrato e gerente industrial dessa firma, respectivamente.

Francisco Lleo, diretor de Azutecnia, empresa do grupo Azcuba, disse durante uma conferência que Cuba não pretende ser líder mundial na exportação de açúcar, mas advertiu que a agroindústria da cana continuará desempenhando um papel importante no desenvolvimento da ilha.

Neste sábado (12) os participantes do foro visitam o Instituto Cubano de Investigações dos Derivados da Cana de Açúcar, e a partir de segunda-feira participarão do XII Encontro Internacional Diversificação 2013.

A previsão é que do evento nesta capital participem especialistas e diretores de Cuba, Suécia, México, Brasil, Eslováquia, Argentina, Alemanha, França, Colômbia, Holanda, Guatemala, Equador, Uruguai, Suriname, Espanha e outras nações.

Fonte: Prensa Latina