PCdoB de SP faz grande conferência e elege sua direção

Orlando Silva foi reeleito presidente do Partido no estado em um processo que reuniu mais de 20 mil pessoas em 120 cidades. A combativa militância paulista demonstrou, mais uma vez, que é ávida ao debate e que está consciente dos desafios e do papel que pode jogar no maior estado do país, centro nevrálgico dos representantes das forças conservadoras.

Por Ana Flávia Marx

- Antonio Miotto

Com amplo debate que contou com mais de 40 intervenções do plenário, 35 emendas às teses do 13º Congresso nacional do PCdoB e à resolução política da conferência. Participaram do congresso 430 pessoas, dentre elas, 398 delegados e delegadas. 

Leia também: 
PCdoB propõe Aldo Rebelo como pré-candidato ao governo de SP 

A prefeita em exercício da cidade de São Paulo e ex-presidenta do PCdoB no estado de São Paulo, Nádia Campeão, ressaltou que o partido no estado está em um movimento de crescimento das suas fileiras, mas acima de tudo, de consolidação de seu trabalho.

“Nós vamos levar para o nosso congresso uma política muito justa e muito adequada, porque nós vivemos um momento turbulento, no bom sentido, da política brasileira. Esse sentimento de que as pessoas podem falar, participar, reivindicar mais, a partir do patamar que nós conquistamos hoje, a partir das vitórias. Isso é muito bom”, apresentou Nádia.

As propostas de emendas às teses ao congresso nacional foram em sua maioria aprovadas por unanimidade pelo plenário. Dois pontos foram ressaltam no curso das discussão, a questão da necessidade de explicitar melhor o termo de concessão e privatização. Outro ponto de discussão foi a avaliação da reforma da previdência, cuja votação foi ainda no início do primeiro mandato do governo Luíz Inácio Lula da Silva.

A resolução política aprovou que, assim como o comitê central, também se empenhará para formar um bloco de esquerda, com partidos, entidades e personalidades do campo progressista de São Paulo.

Além disso, os comunistas reafirmaram a centralidade da batalha eleitoral que ocorrerá no próximo ano e vê como importante a existência de um maior número de candidaturas ao Palácio dos Bandeirantes, para que haja maior debate político e programático”. Na avaliação do PCdoB, é uma forma de haver segundo turno na próxima eleição ao governo paulista.

A partir dessa elaboração, o PCdoB lançou como pré-candidato ao governo estadual o atual ministro do Esporte, Aldo Rebelo. (Confira aqui).

“O partido estabelecerá diálogo junto às forças políticas que compõem o espectro oposicionista no estado, de modo a se posicionar, com protagonismo, na construção de uma chapa forte ao governo e ao senado. E para tanto, apresenta o nome do Ministro Aldo Rebelo, homem público experiente, respeitado, profundo conhecedor da realidade paulista e comprometido com o povo”, apresentou Orlando, presidente estadual do PCdoB”, apresentou Orlando Silva.

Na eleição proporcional federal a tática aprovado foi de coligação com forças políticas aliadas. O intuito é ampliar a bancada federal para aumentar a influência do PCdoB na Câmara Federal. Diferente da tática para disputa do parlamento paulista, em que o esforço será para aumentar a bancada, para tanto, os comunistas lançarão chapa própria para Assembleia Legislativa.

A conferência também aprovou que é preciso entrelaçar ainda mais a luta institucional, a presença na lua social e de ideias, o que gerará uma sinergia indispensável para o avanço dos comunistas.


Mulheres que fazem parte da nova direção eleita

Após a conferência, o novo comitê estadual aprovou a reeleição de Orlando Silva, para presidir o Partido nos próximos dois anos. Silva é ex-ministro do Esporte, vereador da capital e do comitê central do PCdoB.


Orlando é eleito para presidir o PCdoB de São Paulo

Veja a direção eleita do PCdoB-SP:

1. Alcides Amazonas
2. Aldo Meira
3. Aldo Rebelo
4. Alessandra Costa
5. Ana Flávia Marques
6. André Bezerra
7. André Gomes
8. Anna Martins
9. Antonio Aparecido Toniolo
10. Antonio Silvan
11. Átila Jacomussi
12. Augusto Chagas
13. Bruno Prado
14. Carina Vitral
15. Carlos Eduardo
16. Carmem Lorente (Carminha)
17. Claudio Silva
18. Davi Ramos
19. Elizeu Soares
20. Fernando Henrique
21. Fernando Magno
22. Francisca Pereira
23. Gustavo Petta
24. Helifax P. De Souza
25. Jamil Murad
26. Jean Lopes
27. Julia Roland
28. Leci Brandão
29. Luiza Cordeiro
30. Manoel Júlio (Julião)
31. Manoel Rangel
32. Marcelo Cardia
33. Marcia Quitanilha
34. Marcos Emilio
35. Maria José da Silva (Lia)
36. Maria José Jandreice (Majô)
37. Mariângela Duarte
38. Nádia Campeão
39. Netinho de Paula
40. Niraldo Ferreira
41. Nivaldo Santana
42. Onofre Gonçalves
43. Orlando Silva
44. Pedro Bigardi
45. Protógenes Queiroz
46. Raimunda Gomes (Doquinha)
47. Renan Cedro
48. Renata Mielli
49. Renata Rosa
50. Rodrigo de Carvalho
51. Rogério Nunes
52. Rovilson Britto
53. Rozina Conceição
54. Sérgio Benassi
55. Simony Mascarenhas
56. Suely Torres
57. Tadeu Ribeiro
58. Vandré Fernandes
59. Vânius Oliveira
60. Wagner Rodrigues
61. Walter Tavares
62. Wander Geraldo
63. Zeca Pires


Direção eleita do PCdoB-SP

Veja também as fotos da Conferência Estadual www.facebook.com/media/set/