Venezuela inicia auditorias para eleições municipais de dezembro

O cronograma para as eleições municipais de 8 de dezembro contempla a partir desta segunda-feira (14) a realização de pelo menos 12 auditorias para avaliar o sistema eleitoral, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). O calendário das verificações prevê a participação de especialistas e engenheiros dos partidos políticos e do próprio CNE.

 A primeira auditoria corresponde ao programa informativo que utilizarão as maquinas de votação, ao qual se soma de maneira simultânea a de impressões dos potenciais eleitores. As revisões se estendem ainda aos cadernos de sufrágio e o sistema encarregado de somar de maneira automática os votos emitidos a todos os níveis. De maneira prévia ao dia de votação, também se verificarão as telecomunicações, software de estatísticas e infraestrutura de votação.

Na eleição de 8 de dezembro serão eleitos representantes para 2.792 cargos, dos quais 335 são prefeitos de municípios, dois de distritos metropolitanos e o resto vereadores. Para isso funcionarão 39.427 mesas em 13.651 centros de votação em todo o país.

Fonte: Opera Mundi