General Giap merecia receber Nobel da Paz, afirma Inácio Arruda 

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) disse, nesta segunda-feira (14), que o general Vo Nguyen Giap, herói da independência vietnamita, falecido no dia 4, aos 102 anos, merecia receber o Prêmio Nobel da Paz. O corpo do general foi sepultado no último domingo (11), em um funeral de Estado.

Inácio Arruda lembrou que o general era um homem pequeno e franzino, mas "um gigante em defesa do seu povo".

“E não há melhor maneira de defender a paz do que defender o seu povo das atrocidades dos colonialistas e dos imperialistas”, disse, em referência às vitórias contra os exércitos francês e estadunidense, em diferentes invasões ao Vietnã.

Inácio Arruda destacou momentos da vida e da luta do líder comunista, como a participação no movimento estudantil, o trabalho em jornais revolucionários do Vietnã e a construção partidária no país. Giap militou no Partido Comunista do Vietnã, foi secretário do Comitê Militar Central, vice-primeiro-ministro, ministro da Defesa e comandante do Exército Popular do Vietnã. Para o senador, o general foi, nos seus mais de cem anos de vida, um militante permanente.

Ao homenagear o general, Inácio Arruda lembrou da luta dos vietnamitas contra armas químicas usadas pelos Estados Unidos. O senador pediu à Mesa do Senado que o pronunciamento fosse destinado à Embaixada do Vietnã, como condolências e homenagem ao povo vietnamita.

“Quero render em meu nome, em nome do meu partido, o Partido Comunista do Brasil, a nossa homenagem ao General Giap, a esse extraordinário comandante do seu povo, do povo da sua nação, dos vietnamitas, que, corajosamente, nunca se renderam”, afirmou.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado