Manifestantes denunciam grave empobrecimento na Espanha

Em meio a severas medidas de austeridade implementadas pelo governo da Espanha, a corrupções de políticos e fraudes fiscais, o aumento da pobreza no país europeu soma-se ao panorama negativo e contraria os prognósticos favoráveis de recuperação a curto prazo. Nesta quinta-feira (17), pelo Dia Mundial de Erradicação da Pobreza, as ruas de 40 cidades ibéricas acolherão uma multidão indignada.

Uma manifestação nesta quinta protesta contra o preocupante avanço da pobreza na Espanha, um país que já contabiliza 12 milhões de pessoas empobrecidas, ou seja, 27% da sua população.

Através dos protestos, os ativistas manifestam rechaço contra o chamado “orçamento da recuperação” e contra as fraudes, de acordo com a Aliança Contra a Pobreza e a Cimeira Social, promotores da marcha.

         Foto: Stop Desahucios
    
         Manifestantes protestam contra massivos desalojos na Espanha.

“O Estado espanhol perde 90 bilhões de euros (266 bilhões de reais) por ano devido à fraude fiscal, que é realizada, em 72% dela, por grandes empresas e fortunas”, afirma o comunicado dos coletivos indignados, que detacam ainda que 33 das 35 empresas ibéricas que conformam a Ibex (Bolsa de Madri) têm fundos em paraísos fiscais.

Nesta quinta também será apresentada ao presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy, uma lista de propostas financeiras justas para melhorar a economia do país.

A crise econômica da Espanha, que eclodiu em 2008, está sendo dirigida por medidas de austeridade impostas ao governo espanhol pela “troika” Comissão Europeia (CE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional, em troca dos resgates bilionários formados por pacotes financeiros destinados a setores como o bancário, enquanto as despesas sociais são cortadas pelo Estado.

Entre os dramas sociais vividos no país estão os despejos forçados, a desigualdade social crescente, o desemprego e o empobrecimento, como resultado dos cortes dos gastos públicos e da precarização das condições de trabalho e subsistência.

Com informações da HispanTV,
Da redação do Vermelho